Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS

Projetos desenvolvidos em Laboratórios de Inovação Social: 

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável compõem a agenda internacional em direitos humanos. A partir de uma visão contemporânea, os direitos humanos podem ser compreendidos como processos sociais, políticos, econômicos e normativos que permitem as conquistas sociais, dignidade humana, o que supõe condições objetivas para a realização social e institucional dos direitos reivindicados (SILVEIRA, 2019), bem como o entrelaçamento de iniciativas públicas e privadas numa agenda pelo desenvolvimento sustentável

Neste sentido, a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável definiu, em setembro de 2015, na Assembleia Geral da ONU, uma agenda composta por 17 objetivos que devem ser implementados e cumpridos por todos os países do mundo até 2030, que visam superar desafios como a insegurança alimentar e a fome, assim como a implementação de ações que revitalizem a parceria global para o desenvolvimento sustentável (https://www.ods.pt/ods/, 2018).

Em 2010 a PUCPR se fidelizou com os princípios do Pacto Global da ONU, assumindo uma postura com ações baseadas nesses princípios e nos ODS. Isso influencia positivamente o conjunto de iniciativas, tanto do Grupo Marista quanto da Universidade. Assim, a partir de abril de 2014 estabeleceu-se uma cooperação internacional com o Programa ONU Cidades (SILVEIRA, 2018).

A Área de Direitos Humanos da PUCPR tem desenvolvido tecnologias sociais que acelerem os ODS, por meio de projetos como o Mapa Social, o que nos fortaleceu o papel da Universidade no pacto global pelos ODS junto aos municípios brasileiros. 

Conheça os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: