Portal Assistência Social nos Municípios

O projeto deve permitir o desenvolvimento da avaliação de tendências da proteção social hoje assegurada no país e dos níveis de desproteção social, com análises comparadas entre indicadores de vulnerabilidade, demandas por proteção e provisões locais, regionais e estaduais. 
Possibilitará, ainda, estudo aprofundado e apurações nacionais inéditas sobre financiamento, subfinanciamento, desfinanciamento da política de Assistência Social e custos dos serviços e benefícios.

A sustentabilidade do Sistema Único de Assistência Social depende de financiamento público, de participação social e de cooperação entre os governos federal, estaduais e municipais. É preciso fortalecer o Direito à Assistência Social, o SUAS, por cidades inclusivas, justas e humanas.

Metodologia

Fase 1: Estudos sobre do financiamento, subfinanciamento e desfinanciamento da política de Assistência Social e custo dos serviços por esfera de governo (municípios, Estados e União), utilizando-se de amostragem de porte dos municípios (pequeno I, II, médio e grande porte, e as metrópoles), as regiões brasileiras, e algumas especificidades como o fator amazônico e as fronteiras.
Fase 2: Portal do Financiamento e da Proteção Social no SUAS: Elaboração de sistema com funcionalidades específicas para gestão e financiamento, com incorporação dos estudos realizados e suas bases de dados, com agregações diversas e inteligência de dados.
Conheça o Portal SUAS em Números