Mestrado em Direitos Humanos na PUCPR

O Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, integra-se à Escola de Educação e Humanidades. 

Objetivos

Objetivo Geral  

O objetivo geral do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná é proporcionar desenvolvimento de competência científica e formar docentes e pesquisadores na área de Direitos Humanos com uma abordagem interdisciplinar fundamentada em diferentes áreas do saber, especialmente, ciências sociais, direito, educação, serviço social, filosofia, história e teologia. Estas diferentes disciplinas, tradicionalmente consolidadas em conhecimentos especializados, serão mobilizadas e articuladas de forma a superar a fragmentação do saber e provocar a aproximação de Escolas e cursos da PUCPR e, desta forma, estimular o diálogo de áreas de conhecimento que integrem uma concepção teórica, metodológica interdisciplinar sobre direitos humanos e a realidade social. O objetivo geral do Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná é proporcionar desenvolvimento de competência científica e formar docentes e pesquisadores na área de Direitos Humanos e Políticas Públicas

Objetivos Específicos  

Desenvolver pesquisas e a produção de conhecimento centradas em suas linhas, sendo indutor de pesquisas interdisciplinares na área dos direitos humanos e, desta forma, participar da produção de conhecimento regional, nacional e internacional sobre o tema e, também, integrar e ampliar uma rede de pesquisa e ações associada, especialmente, aos países da América Latina.

Histórico

A proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas – PPGDH é fruto da consolidação da experiência de professores da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR no âmbito do ensino, da pesquisa e da orientação de trabalhos de conclusão de graduação, iniciação científica, especialização, mestrado e doutorado, notadamente vinculados aos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História, Pedagogia, Serviço Social e Teologia.

Estrutura Curricular

A duração do curso de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas é de até 24 meses. Para titulação é necessário o total de 34 (trinta e quatro) créditos. Deverá ser cumprido um número mínimo de 18 (dezoito) créditos em disciplinas, sendo que 14 créditos correspondem à disciplinas obrigatórias; 10 (dez) créditos mediante a aprovação da dissertação e;  6 (seis) créditos em atividades complementares, tais como: publicação de artigos completos em periódicos científicos ranqueados no Qualis-Capes; de capítulos de livro ou de livros (04 créditos); participação com publicação de trabalho completo em Anais Científicos (03 créditos); e outra atividade indicada formalmente pelo(a) orientador(a) (02 créditos).

As disciplinas do mestrado serão semestrais, com carga horária de 45h, equivalente a 3 créditos e 30h, equivalente a 2 créditos.