Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Habilidades do Futuro

Educação Criativa

Nos últimos anos, várias profissões e áreas vêm passando por desenvolvimentos e adaptações para se integrarem às novas tecnologias emergentes, e a área da Educação não é uma exceção.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tem se aproximado das novas tecnologias existentes no mercado, como, por exemplo, a criação do Centro de Realidade Estendida, o primeiro em uma instituição de ensino no Brasil. Neste espaço, os(as) estudantes de todas as graduações e pós-graduações podem ter aulas ministras em salas estruturadas para visão em 360º do(a) professor(a) e do conteúdo projetado, ou utilizando impressoras 3D, óculos de realidade imersiva ou mista, entre outras as tecnológicas de educação.

Além desses espaços, a PUCPR tem investido em especializações EAD ou on-line ao vivo. Um desses cursos de educação continuada é a Trilha: Educação Criativa.

Educação Criativa

A trilha de Educação Criativa é dividida em três disciplinas:

Metodologias ativas e aprendizagem criativa: As mudanças sociais têm levado a mudanças de percepção no processo de ensino-aprendizagem. Isso deu origem a novas formas de ensino, como as metodologias ativas e a aprendizagem criativa. Nessas abordagens, o(a) estudante desempenha um papel central, sendo encorajado a explorar o conhecimento de maneira criativa. Isso ajuda no desenvolvimento de habilidades importantes, como ser proativo, criativo, pensar criticamente, avaliar o próprio progresso e trabalhar bem em equipe.

Organização do Trabalho Pedagógico: Essa disciplina é voltada para profissionais que trabalham na área de ensino ou na gestão escolar. Ela se concentra em estudar as legislações e as políticas educacionais do Brasil, como o sistema escolar é organizado e estruturado, como as escolas funcionam enquanto sistemas sociais, sua infraestrutura, cultura organizacional, relações de poder e políticas, planejamento escolar ligado a aspectos financeiros e tomada de decisões compartilhadas.

Os conteúdos estão organizados por temas que possibilitam a compreensão da atualização e do aprofundamento de conhecimentos teórico-práticos relacionados à organização e estrutura do sistema escolar.

Tecnologias Educacionais: essa disciplina é de capacitação on-line e ensina como usar objetos de aprendizagem em atividades educacionais com os(as) estudantes. O objetivo é preparar os estudantes para utilizarem esses recursos de maneira eficaz, incorporando-os a outras ferramentas de mídia disponíveis. Durante a disciplina, serão vivenciadas todas as etapas de planejamento de um objeto de aprendizagem como design pedagógico, roteiro, guia do professor e padrões de catalogação.

Afinal, o que é uma Trilha?

As Trilhas da PUCPR são um conjunto de disciplinas de pós-graduação que compartilham de uma mesma temática. Quando essas disciplinas são agrupadas, permitem aos estudantes uma formação rápida e uma atualização nos conhecimentos das áreas escolhidas.

Durante as aulas das trilhas, os(as) estudantes que optarem pelas matérias terão a oportunidade de frequentar as turmas regulares dos cursos, o que proporcionará um ambiente oportuno para a troca de experiências, compartilhamento de conhecimentos e networking. Ao final de cada disciplina, são gerados os certificados individuais e, finalizada a Trilha, o(a) estudante receberá o certificado geral.

Por que estudar no formato de Trilha? 3 motivos para aderir a essa proposta

Realizando a Trilha da PUCPR, você terá contato com estratégias educacionais de extrema relevância, como:

– Engajamento dos(as) estudantes: A integração de tecnologias educacionais pode potenciar o envolvimento dos(as) estudantes, tornando o processo de aprendizado mais interessante, interativo e relevante para suas vidas.
– Desenvolvimento de Projetos Criativos: As tecnologias possibilitam a elaboração de projetos multimídia, colaborativos e criativos que podem envolver os(as) estudantes de maneira mais profunda.
– Adaptação a Mudanças: A educação está em constante evolução, e a capacidade de incorporar tecnologias pode ajudá-lo a se adaptar a novos paradigmas educacionais.

Público-alvo

Essa trilha tem como público-alvo: professores(as), educadores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as), estudantes de licenciatura, gestores(as) e administradores(as) educacionais, profissionais de tecnologia educacional, entre outras pessoas que estão interessados(as). Que buscam compreender as mudanças na educação e como podem melhorar o aprendizado de seus educandos, especialmente quando tecnologias e abordagens criativas estão envolvidas.

Deseja saber mais sobre a Trilha e o corpo docente? Acesse o link abaixo

Outras especializações da EEH

Além deste curso, a Escola oferta mais onze programas de especialização. Confira quatro outras especializações na área de Educação e Humanidades:

História do Oriente

– Matemática na Educação Básica