Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Vida na Universidade

PUCPR é uma “Universidade Azul”

Nos últimos dias de setembro de 2023, aconteceu o IX Encontro de Lideranças que fazem a gestão comunitária de 35 mil reservatórios de água na Colômbia. Essas lideranças comunitárias fazem a captação, o tratamento e a distribuição da água às comunidades. Discutiu-se sobre tais processos com representantes de organizações ambientais oriundas de diversos países da Europa, da África, da Ásia, da América Latina e da América do Norte. Do Brasil, estavam membros do Observatório Nacional da Água e Saneamento (ONDAS) e da Rede Ecumênica da Água (REDA-Brasil), além de Elias Wolf, professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR.

A gestão comunitária da água é um grande desafio para garantir água potável em quantidade suficiente às populações mais pobres e uma alternativa viável aos projetos de mercantilização da água.  Ao mesmo tempo, não se tira dos governos a responsabilidade da gestão pública desse bem essencial, exigindo políticas que garantam a todos os povos o direito universal à água e ao saneamento.

Já no seminário sobre Horizontes da gestão pública e comunitária da água aconteceu o encontro das Blue Communities da América Latina. A Blue Community é uma iniciativa que surgiu do Projeto Planeta Azul, do Conselho Canadense e da Associação dos Funcionários Públicos do Canadá. São instituições da sociedade civil, religiosas, escolas e universidades que assumem os compromissos de:

1) afirmar a água como direito humano universal;
2) promover a gestão pública da água;
3) não mercantilizar a água e eliminar gradualmente o uso da água em garrafa plástica.

Marcela Oliveira (Coordenadora internacional das Blue Community, Cochabamba), Elias Wolff (PPGT/PUCPR), Meera Karunananhtan (Coordenadora do Projeto Planeta Azul, Canadá) e Dinesh Suna (Coordenador da Rede Ecumênica da Água).

Durante o seminário, a coordenação internacional das Blue Communities entregou o certificado à PUCPR reconhecendo-a como uma “Universidade Azul”. Segundo o Prof. Elias Wolff, que recebeu o certificado para a Universidade, esse fato tem três importantes significados: primeiro, é um reconhecimento internacional do que a PUCPR já faz no cuidado da água. Ela é membro da Rede Ecumênica da Água – Brasil, pelo Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUCPR, conduz o Clube da Água, não comercializa água na vida diária do Câmpus de Curitiba para o uso nas cozinhas dos restaurantes, banheiros e bebedouros.

Em segundo lugar, a Universidade está comprometida com os compromissos que o Papa Francisco propõe na Laudato Si´ e Laudato Deum, no Pacto Educativo Global, e com os ODS, particularmente o nº 6, que trata da água e saneamento.

Em terceiro lugar, sendo agora uma “Universidade Azul”, a PUCPR pode fazer um trabalho mais intenso com professores, estudantes e colaboradores, no sentido de promover novas posturas em relação à água. Enfim, trata-se de fortalecer os compromissos que já temos por uma ecologia integral, pela promoção da justiça climática e do desenvolvimento sustentável, agora com foco na promoção da justiça das águas. Isso é o que faz a PUCPR ser uma “Universidade Azul”.

Marcela Oliveira (Coordenadora internacional das Blue Community, Cochabamba), Elias Wolff (PPGT/PUCPR), Javier Marques (Corporação Penca de Sábila, Colômbia), Meera Karunananhtan (Coordenadora do Projeto Planeta Azul, Canadá), Dinesh Suna (Coordenador da Rede Ecumênica da Água).

Estamos agora no processo de dar conhecimento à comunidade universitária do selo “Universidade Azul”. Para isso, no dia 05/10, o Prof. Elias Wolff e Eva Gislaine, membro do Clube da Água da PUCPR e doutoranda em Teologia nesta Universidade, apresentaram o certificado de “Universidade Azul” para participantes do evento A Casa Dialoga, promovida pela Casa de Francisco e Clara, na PUCPR.

No dia 16/10, o certificado “Universidade Azul” foi entregue, em cerimônia oficial, ao Reitor da PUCPR, Irmão Rogério Renato Mateucci. Além do Prof. Elias Wolff, estavam presentes Eva Gislaine, Kemuel Andrade e João Santiago, todos membros do Clube da Água, Diogo Pessoto, Gerente de Identidade e Missão, da PUCPR, André Azevedo, do Gabinete da Reitoria da PUCPR. Houve, ainda a participação on-line de Suna Dinesh, da Rede Ecumênica da Água do Conselho Mundial de Igrejas (Genebra), e de Marcela Oliveira Coordenadora Mundial do Projeto Blue Community.

Eva Gislaine, André Azevedo, Kemuel Andrade, Reitor Ir. Rogério Renato Mateucci, Elias Wolff, João Santiago, Diogo Pessotto e na participação on-line: Marcela Oliveira e Dinesh Suna.

Ao receber o certificado, o Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, manifestou a alegria de a PUCPR ser hoje uma “Universidade Azul”, entendendo que tal fato expressa a identidade e missão da Universidade nos seus compromissos para com a vida do planeta, sendo a água um elemento essencial para isso. Cabe agora desenvolver um plano de ação para realizar os objetivos de uma “Universidade Azul” na PUCPR, que está à disposição para colaborar com a rede das Comunidades Azuis espalhadas por todo o mundo.

Elias Wolff e Reitor Ir. Rogério Renato Mateucci.

Por: Professor Doutor Elias Wolff

Não deixe de acompanhar o Blog da EEH para saber mais sobre as ações, eventos e demais conteúdos sobre a PUCPR e a área de Educação e Humanidades.