Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Habilidades do Futuro

Profissões do Futuro: Design Educacional

Com a disseminação da tecnologia, o profissional da educação tem assumido um papel ainda mais crucial, a de criar formas adequadas para a utilização dessas tecnologias com finalidades pedagógicas. E é aqui que surge o Design Educacional.

Esse profissional irá atuar no planejamento, na criação e no desenvolvimento de projetos educacionais, que busquem com que a aprendizagem se torne cada vez mais eficiente e atraente. Para que isso aconteça o profissional pode trabalhar com planejamento de cursos, projetos educacionais, criação de recursos, gamificações, vídeos, layouts etc. Mas, para entender qual é a melhor estratégia, é importante saber qual é seu público-alvo.

Como é o mercado de trabalho para esse profissional?

Com o aumento do Ensino a Distância ou Híbrido, essa profissão tem se tornado cada vez prestigiada. Para Raquel P. Glitz Kowalski, professora e coordenara do curso de Design Educacional: Criatividade, Inovação e Tecnologias da PUCPR, “é uma atuação profissional recente, em que se observa um expressivo aumento das oportunidades profissionais. Com isso, existem poucos profissionais preparados para atenderem a essa demanda e aqueles que apresentam formação específica e diferenciada, terão mais chances de aproveitar as oportunidades deste mercado em ascensão.”

Hoje em dia, existem dois níveis de trabalho que o Designer Educacional pode atuar. Um é o High-level design ou design instrucional em nível macro: em que o profissional irá trabalhar com foco no planejamento de cursos, projetos completos de estratégias educacionais. Aqui ele irá definir também o público-alvo de cada estratégia e assim, saberá qual é o melhor material a ser trabalhado.

Já o segundo nível é Low-level design ou design instrucional em nível micro: será ainda mais específico, como a produção de uma aula, o desenvolvimento de um capítulo de livro, gravação e edição de vídeos educativos, educação de materiais didáticos, entre outros.

Especialização na PUCPR

A PUCPR sempre está por dentro das novidades do mercado de trabalho. A Escola de Educação e Humanidades oferta essa especialização com disciplinas lecionadas por profissionais da área de educação e do design.

Com o nome “Design Educacional: Criatividade, Inovação e Tecnologias”, a especialização é online ao vivo, duas vezes por semana.

Jessica Lana Oliveira Palma conta como foi sua experiência com o curso: “Foi incrível! Busquei um curso relacionado a tecnologia educacionais, pois na época trabalhava com comunicação e tecnologia numa Rede de Educação. Encontrei na PUCPR o que procurava! Ingressei no curso e me impressionei com a diversidade de estudantes da minha turma. Tinha gente de várias áreas, como: pedagogia, design, comunicação, letras, licenciados em outras especialidades, recursos humanos etc.”

Para ela o curso trouxe muitas possibilidades e diversas trocas de experiências, pois o curso traz a atuação nos diversos cenários no mercado de trabalho. Jessica finaliza dizendo: “tudo é possível! E isso eu percebi ao longo dos módulos e da troca com os professores. Valeu e vale muito a pena! Consegui uma nova oportunidade de trabalho durante a metade do curso. Hoje atuo como designer educacional no planejamento e produção de experiências de aprendizagem para os cursos EAD, do Ensino Superior, na PUCPR.”

Ficou curioso(a) para saber mais sobre o curso, basta acessar o link abaixo:

Deseja saber sobre outras especializações que EEH oferta? Acompanhe o Blog para ficar por dentro de tudo.