Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Habilidades do Futuro

Direitos Humanos: dignidade para todo mundo

Saiba mais sobre esse assunto e sobre programas envolvendo o tema na PUCPR

Moradia, saúde, trabalho, alimentação e educação são condições básicas para todo ser humano viver com dignidade e tudo isso está ligado diretamente aos Direitos Humanos.

De acordo com uma entrevista do procurador José Luiz Souza de Moraes, Secretário-Geral da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp), para a CNN: “os direitos humanos são direitos de todas as pessoas simplesmente pelo fato de serem humanas, independentemente de sua cor, religião, nacionalidade, orientação sexual ou qualquer outra característica”.

No mundo onde vivemos, com guerras constantes, como Israel e Hamas e o conflito entre Rússia e Ucrânia, e os que acontecem na África, tais como o do Sudão do Sul e da República do Congo, em que ocorrem ataques às mulheres, às crianças e aos idosos – como tráficos, agressões e fome – entre outras ações que afetam o direito do ser humano viver com dignidade, é fundamental que existam pessoas e profissionais especializados(as) e interessados(as) pela causa e que lutem por ela.

Nesse sentido, destaca-se que políticas públicas como o Programa Brasil Sem Fome, que busca combater a fome, reduzir a pobreza e garantir a segurança alimentar e nutricional da população, representam mobilizações importantes para o avanço dos Direitos Humanos. Projetos como esse tem potencial para provocar mudanças significativas na sociedade, resultado disso foi a redução do número de brasileiros que passam fome, entre 2022 e 2023, nesse período tivemos uma redução de 13 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave no país.  

Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH)

Criado em 2015, o Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas, proporciona o desenvolvimento de competência científica e deseja formar docentes e pesquisadores na área de Direitos Humanos com uma abordagem interdisciplinar, fundamentada em diferentes áreas do saber, especialmente, ciências sociais, direito, educação, serviço social, filosofia, história e teologia.

Essas diferentes disciplinas são mobilizadas e articuladas de forma a superar a fragmentação do saber, estimular o diálogo de áreas de conhecimento que integrem uma concepção teórica, metodológica e interdisciplinar sobre direitos humanos e a realidade social.

A PUCPR entende cada vez mais a importância de pesquisadores na área do Direitos Humanos e Políticas Públicas, por isso, no mês de abril de 2024 acontecerá o lançamento do Doutorado em Direitos Humanos e Políticas Públicas.

Para essa inauguração, haverá uma programação especial no mês de abril todo, confira:

01/04/2024, às 19h, no auditório imersivo, Centro de Realidade Estendida (CRE), Bloco 1: Evento de solenidade de lançamento do curso de Doutorado em Direitos Humanos e Políticas Públicas.

01/04/2024, às 19h30, no auditório imersivo, CRE, Bloco 1: Conferência com o Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná.

01 a 05/04/2024, no saguão do térreo do Bloco 1: Exposição de fotos sobre o sistema prisional. 

04/04/2024, às 10h, no auditório Maria Montessori, Bloco 1: Mesa redonda sobre a Questão carcerária e os direitos humanos, composta pelo Doutor Douglas Bonaldi Maranhão, Mestre Daniel Rachid Pezzato e Doutor Cezar Bueno de Lima.

10/04/2024, às 12h30, no espaço acadêmico L´Hermitage, localizado no térreo do Bloco Verde: Ciência com Tempero com a professora Doutora Patrícia Maria da Silva Merlo, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Para participar do almoço, é necessário realizar a inscrição: Agendar Ciência com Tempero (supersaas.com.br)

10/04/2024, às 17h, na sala Hands On 2, CRE, Bloco 1: Mesa 1 sobre Interfaces sobre o Patrimônio Alimentar, composta pelas Doutoras Maria Cecilia Pilla (PUCPR), Patrícia Merlo (UFES) e Mônica Abdala (UFU).

10/04/2024, às 19h, na sala Hands On 2, CRE, Bloco 1: Lançamento do Laboratório de Alimentação e Direitos Humanos.

10/04/2024, às 19h30, na sala Hands On 2, CRE, Bloco 1:: Mesa 2 sobre Desafios do Patrimônio Alimentar na Atualidade Componentes, composta pelo Doutor Everton Simon (UNISC e PUCPR) e Doutora Fabiana Kraemer (UERJ).

11/04/2024, às 10h, na sala de Discussões, CRE, Bloco 1: Reunião do Grupo de Estudos em Alimentação (Misturas).

11/04/2024, às 11h, na sala de Discussões, CRE, Bloco 1: Mesa de discussão sobre Identificação Geográfica, ministrada pelo Rui Morschel, ex-masterchef.

11/04/2024, às 14h, na sala IPÊ 002, Bloco 1: Cine debate “Doces Histórias”, episódio da série história da Alimentação no Brasil, ministrado pelo Doutor Ricardo de Amorim Cini (PUCPR).

11/04/2024, às 17h30,na sala IPÊ 002, Bloco 1: Roda de Conversa sobre “À mesa entre direitos e sabores”

11/04/2024, às 19h, na sala Hands On 1, CRE, Bloco 1: Aula Inaugural do Doutorado, com o tema Direitos Humanos e Modernidade, ministrada pela Professora Doutora Patrícia Maria da Silva Merlo, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

17/04/2024, às 19h, na sala Hands On 1, CRE, Bloco 1: Conferência sobre Interdisciplinaridade, com o Professor Doutor Djalma Thürler da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Novidade no PPGDH

Além dessa grande novidade do Doutorado do PPGDH, para os ingressantes do programa em 2024 será ofertado uma bolsa de estudo de 30%.

Confira os critérios para participar da bolsa:

  • Para estudantes calouros, a aplicação da bolsa incidirá sobre a matrícula e nas demais mensalidades do curso.
  • Este desconto não se aplica na inscrição ou quaisquer outras taxas administrativas cobradas pela PUCPR.
  • A renovação do benefício é automática desde que continue atendendo aos critérios da regulação vigente.
  • O benefício não é cumulativo com quaisquer outros descontos e/ou outras bolsas de estudos, prevalecendo, sempre que for o caso, o maior benefício de direito individual, podendo acumular-se com o financiamento educacional.

Para saber mais, você pode entrar em contato com a secretaria pelo e-mail: [email protected] ou no número: (41) 3271-2232.

Não deixe de compartilhar este conteúdo e de acompanhar as demais postagens do blog da Escola de Educação e Humanidades!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *