Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Habilidades do Futuro

Matemática na Educação Básica

A Matemática básica é fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico. Além disso, utilizamos essa área do conhecimento todos os dias, para verificar que horas são, para realizar uma compra e além de diversas outras atividades. A forma como cada pessoa vai lidar com essas práticas depende muito de como ela aprendeu na Escola.

Sendo assim, a formação de profissionais na área da Matemática exige não só conhecimentos técnicos, mas competências referentes a metodologias de ensino. Isso inclui a reflexão sobre as concepções e práticas das várias aplicações dessa ciência, além de uma discussão focada na inserção de diferentes técnicas de ensino e a utilização de novas tecnologias.

Portanto, é clara a importância de profissionais qualificados para o ensino, para a editoria ou produção de conteúdo, para a análise de dados e para outras áreas fundamentais que envolvem os conhecimentos matemáticos. Pensando nessa realidade, a Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferta, pela primeira vez, a especialização “Matemática na Educação Básica”.

Nessa especialização, o(a) profissional da área aprofunda conceitos e práticas desenvolvidos durante a graduação em sua formação continuada. As aulas ocorrem quinzenalmente, aos sábados, no formato on-line ao vivo

Egressos da especialização

Após a finalização do curso, o(a) estudante aperfeiçoará os conhecimentos relacionados à Matemática e à formação pedagógica, focando especialmente nas práticas das salas de aula. Além disso, complementará as discussões críticas do processo de ensino, buscando sempre utilizar novas ideias e tecnologias para a construção de uma verdadeira educação matemática.

Nessa especialização, o(a) egresso(a) terá contato com diversas soft skills, por exemplo: Resolução de Problemas e Pensamento Criativo. São habilidades que andam juntas, fundamentais para quem trabalha com grandes públicos, como é o caso das escolas.

Ficou interessado nessa especialização? Clique no link abaixo para mais informações:

Quer conhecer outras especializações da Escola de Educação e Humidades (EEH)? O blog da EEH traz conteúdos sobre outros cursos!

Para ficar por dentro:

Acesse o post “A importância das Soft Skills dentro da sala de aula e no dia a dia” e conheça mais sobre habilidades que podem auxiliar o(a) profissional da educação.