Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Habilidades do Futuro

Preparando Profissionais para um Mundo Sem Fronteiras

Conheça a especialização Multilinguismo e Educação Global da PUCPR

No cenário atual, as fronteiras entre países se tornam cada vez mais fluidas. A interação com pessoas de diferentes nacionalidades e idiomas agora acontece com um simples toque, seja por meio de smartphones, redes sociais ou videogames.

Pensando na educação e na formação da população atual e futura, a Escola de Educação e Humanidades da PUCPR desenvolveu a especialização “Multilinguismo e Educação Global”.

Multilinguismo e Educação Global na PUCPR

Diante desse contexto, a área educacional também se vê frente a necessidade de promover a Educação Bilíngue. Isso requer um corpo docente capacitado, com profissionais que entendam as complexidades linguísticas e pedagógicas, preparando os alunos para essas conexões culturais.

É nesse sentido que o curso de pós-graduação lato sensu em Multilinguismo e Educação Global da PUCPR se destaca. O curso visa fomentar o desenvolvimento profissional de professores, coordenadores e gestores, capacitando-os para o planejamento e implementação de programas de ensino bilíngue e multilíngue no ensino básico. Além disso, aborda tanto as questões históricas, quanto as contemporâneas do bilinguismo no Brasil.

Algumas disciplinas da especialização são: Metodologias Ativas, Planejamento e Implantação de Educação Bilíngue na Escola de Educação Básica, Plurilinguismo: Aquisição de Linguagens, Didática em Contextos Bilíngues etc. As aulas ocorrem quinzenalmente, aos sábados, no formato on-line ao vivo. 

Profissional formado pela PUCPR

A especialização em Multilinguismo e Educação Global capacita o profissional para interagir no ambiente educacional multilíngue, respeitando os aspectos interculturais, com sensibilidade cultural e respeito a preceitos ético-profissionais. Assim, o especialista irá desenvolver o conhecimento sobre a educação bi/multilíngue, considerando as questões históricas do bilinguismo no Brasil, bem como os processos de aquisição de língua, as múltiplas linguagens e os letramentos acadêmicos.

O estudante também se destacará por conhecer as práticas translíngues e a superdiversidade em contextos educacionais bi/multilíngues e a prática de integração de habilidades em sala de aula. Além disso, será desenvolvido amplo conhecimento sobre o planejamento e a implantação de educação bilíngue na escola de educação básica, podendo assim atuar nos diversos cargos escolares e em organizações educacionais, tanto em sala de aula, como na coordenação, consultoria, entre outros.

Se interessou pela especialização e quer saber mais sobre? Basta clicar no link abaixo:

Outras especializações da EEH

Além desse curso, a Escola oferta diversas especializações. Confira seis outras na área de Educação e Humanidades:

– História do Oriente

– Matemática na Educação Básica

– História Contemporânea e Relações Internacionais

– Direitos Humanos e Políticas Públicas para Infâncias e Juventudes

– Profissões do Futuro: Design Educacional

Trilha sobre Educação Criativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *