Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Habilidades do Futuro

Direitos Humanos e Políticas Públicas para Infâncias e Juventudes

Os (As) profissionais que atuam como gestores/as ou técnicos/as na área social, em especial com o público infantil e juvenil, sabem o quanto é importante estar atualizados/as em relação às discussões e debates sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas no Brasil. 

Saúde, educação, condições de trabalho, falta de moradia, preconceito e desigualdade social são temas recorrentes nas discussões sobre a realidade brasileira. No entanto, estamos longe de uma cultura de Direitos Humanos, visto que, o convívio social em espaços públicos ainda é permeado pela violência, pela fome, por diferentes tipos de discriminação e pelos resquícios históricos, como da ditadura civil militar e do período colonial-escravista, como pudemos acompanhar em notícias recentes. 

São muitos os desafios que se apresentam em nossa sociedade. Por isso, é preciso nos engajarmos na construção de um país mais justo por meio de atitudes e ações que perpassam a defesa, a fiscalização e a elaboração de Políticas Públicas efetivas que promovam o respeito ao indivíduo como cidadão brasileiro capaz de usufruir de seus direitos.  

Mercado de trabalho  

A abordagem multidisciplinar da especialização da PUCPR permite um campo de trabalho amplo. Existem oportunidades de atuação no setor público, em Organizações Não Governamentais, empresas e organizações internacionais. Considerando a emergência do tema e de profissionais habilitados, agências oficiais das Nações Unidas oferecem rotineiramente diferentes oportunidades de trabalho e participações em projetos.

Um exemplo é o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR e a Organização Internacional para as Migrações – OIM. Ambos possuem escritórios no Brasil, da mesma forma que a Organização dos Estados Americanos – OEA. Além destas, existem diversas organizações brasileiras como a Caritas Arquidiocesanas (vários estados), Missão Paz (São Paulo) e o Instituto de Migrações e Direitos Humanos – IMDH (Brasília), que são iniciativas que oferecem diversas oportunidades profissionais.

Na especialização “Direitos Humanos e Políticas Públicas para Infâncias e Juventudes” da PUCPR, os profissionais e técnicos se capacitam para atuarem na realidade social, contribuindo para estruturação de políticas públicas em nível distrital, regional, nacional e internacional, tendo no seu escopo diretrizes para assessorar o poder público.

Especialização na PUCPR 

Por sempre estar engajado em causas e pensar no futuro das crianças, adolescentes e jovens a Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferta a especialização em “Direitos Humanos e Políticas Públicas para Infâncias e Juventudes”.  O curso foi desenvolvido para profissionais e pesquisadores/as que desejam ampliar os conhecimentos dessa área, qualificando-se para atuação nas políticas intersetoriais de defesa dos direitos do público já mencionado. 

A pós-graduação possui quatro módulos de estudos e cada um deles contém três disciplinas e um desafio da realidade.  Além disso, o curso tem duração de 8 meses, na modalidade online ao vivo, duas vezes por semana.  

Não deixe de investir no seu conhecimento, a PUCPR oferta diversas especializações. Além de disponibilizar algumas bolsas de estudos como, a Bolsa Alumni, que permite ao egresso da PUCPR um desconto de 15%.  

Acesso o Blog da Escola de Educação e Humanidades para saber mais sobre as outras especializações da Escola.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *