Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Habilidades do Futuro

Geopolítica da Ásia: Conflitos e Debates

Saber o que acontece no mundo atualmente e entender o impacto desses fatos no dia a dia é fundamental. Para os profissionais de áreas como História, Relações Internacionais e Direito, ter o domínio de questões globais, a partir de uma titulação conferida por uma Universidade de tradição inovação e excelência como a PUCPR pode ser o diferencial em um mercado de trabalho tão concorrido.

Tem vontade de retomar os estudos em uma especialização que promova um debate e uma reflexão sobre temas que influenciam a economia, a política e o cenário internacional? Venha conferir como a Escola de Educação e Humanidades (EEH) da PUCPR pode te ajudar.

Nova especialização EEH

Entendendo a relevância de profissionais ou pessoas com o conhecimento técnico sobre a mudança do mundo, a EEH viu a oportunidade de uma nova especialização: Geopolítica da Ásia: Conflitos e Debates. O curso é dividido em quatro módulos, no quais o(a) estudante terá matérias nas áreas de:

Foto retirada do site DeviantArt

História e Geopolítica da China, em que serão abordados temas sobre a política externa, geopolítica e história da China contemporânea. As profissionais que ministrarão esses conteúdos são as professoras doutoras Alana Camoça, Celiane Costa e Janiffer Zarpelon.
O Oriente Médio: Histórias e Conflitos, com os temas “Irã e seus desafios”; “O Líbano e seu papel na geopolítica da região” e “O conflito o da Síria, história e perspectiva”. Os(As) profissionais que realizarão a explanação dos conteúdos serão os(as) professores (as) doutores(as) Andrew Traumann e Manu Omran e mestres Karime Cheaito e Luciana Garcia.
O Conflito Rússia-Ucrânia, abordando as origens históricas do conflito Rússia x Ucrânia, a geopolítica da Eurásia, as implicações econômicas da guerra. Os(As) profissionais que ministrarão, esses conteúdos são os (as) professores(as) doutores(as) Andrew Traumann e mestres Gustavo Blum e Semi Cavalcante.
O Terrorismo Através da História, com temas sobre Aspectos teóricos do terrorismo e guerras de guerrilha, a guerra e os direitos humanos e as relações internacionais e estudos críticos de segurança. Os(As) profissionais que realizarão a explanação dos conteúdos serão os(as) professores (as) doutores(as) Andrew Traumann,  Alexandria Alexim e Elany Almeida de Souza.

Ao final do curso, o(a) estudante terá ferramentas teóricas que o(a) permitam ter um olhar crítico e aprofundado sobre os diversos e mais relevantes acontecimentos do cenário internacional que impactam no dia a dia da população mundial e que, portanto, são extremamente necessárias tanto no campo profissional como pessoal.

As aulas ocorrem quinzenalmente, aos sábados, no formato on-line ao vivo. Ficou interessado nesse curso? Clique no link abaixo para mais informações:

Outras especializações da EEH

Além deste curso, a Escola oferta mais onze programas de especialização. Confira quatro outras especializações na área de Educação e Humanidades:

Matemática na Educação Básica

História Contemporânea e Relações Internacionais