Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Guia de Profissões

Por que Matemática na PUCPR?

Dia 06 de maio comemoramos o dia nacional da Matemática! Por isso, preparamos uma publicação especial para celebrar essa data!

Você tem facilidade com os números? Todo mundo te procura para ajudar com aquelas equações difíceis? A graduação em Matemática pode ser a sua área!

A graduação em Licenciatura em Matemática na PUCPR é uma opção para quem gosta e/ou tem facilidade com contas e números. Além disso, é uma possibilidade para quem aprecia o processo de ensino, a produção de conteúdo, a pesquisa, entre outros.

Matemática é para mim?

Sim! O curso é ideal para que tem curiosidade acerca do funcionamento das leis naturais e das tecnologias desenvolvidas pela humanidade e tem amplo interesse na resolução de problemas, teóricos ou práticos. Além do mais, não é necessário ser um gênio para cursar Matemática.

Quem cursa Licenciatura em Matemática na PUCPR explora o saber das Ciências Exatas em sinergia com abordagens mais dinâmicas de aprendizagem, buscando maneiras de desenvolver o interesse pela disciplina nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Mas a Educação não é o único caminho a ser seguido!

Quais são as áreas de atuação do profissional?

Docência: como professor(a) na educação básica. Após mestrado e doutorado, também poderá lecionar na graduação e em cursos de pós-graduação.

Pesquisa: realizando estudos e pesquisas na área da Matemática, da Educação e das Ciências Exatas.

Produção de conteúdo: para materiais didáticos de ensino da Matemática, como apostilas, guias pedagógicos, vídeos educacionais, entre outros.

Análise de dados: analisar os resultados dos algoritmos específicos da plataforma. Também poderá desenvolver modelos estatísticos que serão utilizados nas diversas estratégias do ambiente empresarial.

Criação de dispositivos e softwares: a partir da análise de dados apresentadas ao profissional, com a Matemática ele será capaz de criar os dispositivos e softwares específicos para diversos fins.

Como o curso é na PUCPR?

A graduação em Matemática prepara o(a) estudante para aprimorar o raciocínio lógico e desenvolver uma visão crítica sobre processos de ensino e aprendizagem. Além disso, os(as) estudantes aprenderão, durante o curso, a:

– Resolver problemas relacionados a ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente, utilizando conceitos e princípios da Matemática.
– Avaliar proposições matemáticas por meio de argumentos consistentes e demonstrações, adotando criatividade, concisão, organização, rigor e uso de linguagem matemática formal.
– Gerir diferentes ambientes e situações de ensino, considerando o contexto social, econômico e cultural, por meio de estratégias e práticas didático-pedagógicas, instrumentos de avaliação e acompanhamento, para promover a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, de forma colaborativa e empática.
– Desenvolver soft skills voltadas ao Ensino e à resolução de problemas nos mais variados ambientes profissionais.

Ficou interessado na graduação?

Bônus: Quer saber o que é fato ou fake da área das exatas? Se liga que tem um conteúdo desse no blog da Escola de Educação e Humanidades (EEH)