Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Curiosidades

Fato ou Fake: olhar as estrelas é ver o passado?  

Conheça fato e fake sobre as áreas das exatas e surpreenda-se com o que é verdade ou não 

Se você está cursando o Ensino Médio ou se lembra de como foi esse período da sua vida, se recorda de amar ou odiar as disciplinas de Matemática, Física e Química! 

É comum encontrarmos pessoas com pouca facilidade nessas áreas. Muitas dessas dificuldades só existem porque as metodologias e estratégias de ensino não consideram os diferentes níveis de compreensão e capacidade de abstração de cada estudante. 
 
Apesar da dificuldade sabemos que os conteúdos dessas disciplinas impactam muito no nosso dia a dia e com isso, contamos com a ajuda de professores dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Química da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR para listar alguns fatos ou fakes sobre cada uma das áreas. Confira: 

1. Matemática

A disciplina mais difícil da escola é a Matemática? Fato ou Fake? 

Fake! A dificuldade não está em uma disciplina ou outra e sim, na profundidade e na forma como esses conteúdos são trabalhados durante as aulas. Cada pessoa tem, de acordo com suas habilidades, mais facilidade em diferentes áreas, seja em humanas, exatas, biológicas etc.

Quando a Matemática é explicada de forma confusa, sem um entendimento do “porquê” ela é importante para o cotidiano, parece ser uma matéria difícil, porém com a estratégia certa aprender pode ser bem mais tranquilo e dinâmico.  

Uma das melhores formas de estudar Matemática é fazendo exercícios? Fato ou Fake? 

Fato! Resolver exercícios dos mais diversos conteúdos é fundamental para o desenvolvimento de habilidades relacionados a área. Isso nos auxilia na resolução de problemas, criando modelos mentais que podem ser utilizados futuramente em outras situações. Resolver exercícios gera bagagem! Dessa forma, é importante não achar que para aprender Matemática é necessário decorar todas as fórmulas que existem.   

Quem se forma em Matemática só pode trabalhar como professor(a)? Fato ou Fake? 

Fake! O profissional que se forma em Licenciatura em Matemática na PUCPR pode atuar em diversas áreas além da docência. É possível seguir na carreira acadêmica como:

– Pesquisador e atuar na produção de materiais didáticos;
– Trabalhar como design de produtos e embalagens;
– Colaborar na área de tecnologia com a criação de dispositivos e softwares;
– Na economia realizando projeções e gerenciando investimentos.

2. Física

A água é um ótimo condutor de eletricidade? Fato ou Fake? 

Fake! A água pura não conduz eletricidade, são as impurezas presentes nela, como os sais e minerais, que podem torná-la condutora de corrente elétrica. Mas cuidado, a água que temos em nosso dia a dia não é 100% pura, sendo assim, ela oferece riscos em determinadas situações envolvendo eletricidade! 

Olhar para as estrelas é ver o passado? Fato ou Fake? 

Foto de constelação na Unsplash

Fato! Para que possamos enxergar um objeto, é necessário que a luz produzida ou refletida por ele chegue até nossos olhos. Sabemos também que a luz precisa de um certo tempo para percorrer a distância entre nós e o objeto. Só podemos ver as estrelas porque sua luz caminhou pelo espaço e chegou até nós, porém, quando estamos falando do espaço, devemos considerar milhões e milhões de quilômetros! Isso significa que a luz poderá demorar muitos anos para percorrer essas distâncias!

Ao observarmos uma estrela que está à distância de 1.000 anos-luz da Terra, a luz emitida por essa estrela demorou 1.000 anos para chegar até aqui. A imagem que observamos no céu corresponde ao estado em que tal estrela se encontrava há 1.000 anos! Sendo assim, SIM, olhar para as estrelas é ver o passado!

Isso quer dizer que nenhuma estrela se encontra no mesmo lugar onde a vemos hoje. Quanto mais distante ela está, mais remoto é o passado que ela nos conta.

Todo físico acaba se tornando ateu? Perde a fé na possibilidade de haver algo além dessa nossa vida. Fato ou Fake? 

Fake! Estudar física não possui nenhuma relação com ter fé ou não. Ao longo da história temos diversos físicos de renome que acreditavam em Deus ou qualquer força superior, como também tivemos Físicos que eram ateus. Não há relação entre essas coisas, ciência e fé podem caminhar juntas e não existe a necessidade de separá-las! 

3. Química

Cada átomo de hidrogênio em seu corpo provavelmente tem 13,5 bilhões de anos, pois foram criados no surgimento do universo? Fato ou Fake? 

Fato! De acordo com a teoria científica do nascimento do universo, cada átomo de hidrogênio em seu corpo provavelmente tem 13,5 bilhões de anos. Cerca de duas horas após o surgimento do universo a temperatura caiu tanto que a maior parte da matéria estava na forma de átomos de Hidrogênio (89%) e de Hélio (11%).  

As nuvens de átomos de Hidrogênio e de Hélio quando comprimidas devido a influência da gravidade deram origem, em altas temperaturas e densidades, a uma ampla variedade de elementos químicos por meio de reações de fusão nuclear. Hoje, esses diferentes elementos que encontramos na Tabela Periódica são os ingredientes para a grande variedade de substâncias no universo que conhecemos, como as moléculas biológicas: proteínas, carboidratos e lipídeos, que formam o nosso corpo. 

Você pode levar uma vida livre de produtos químicos? Fato ou Fake? 

Fake! A Química estuda a Matéria e suas transformações. Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa no espaço, além disso é constituída de átomos, que quando combinados formam as substâncias químicas. Assim, quando bebemos água estamos ingerindo um composto químico.  

Outro exemplo é a Vitamina C. Atualmente é mais fácil produzi-la me um laboratório a partir da glucose do que extrair de frutas cítricas ou outras fontes naturais. Mas será que a vitamina C “sintética” é tão boa quanto a natural?  

Convenhamos que tomar um suco de laranja é melhor do que ingerir um comprimido, porém essas duas formas são idênticas em todos os aspectos, assim nenhuma é melhor que a outra. 

Quem faz Licenciatura em Química também pode atuar na indústria e laboratórios? Fato ou Fake? 

Fato! Segundo o Conselho Federal de Química (CFQ) o profissional registrado nos conselhos regionais, de acordo com a RN nº 36, pode exercer as funções como:

– Direção, supervisão, e responsabilidade técnica;
– Assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização;
– Vistoria, perícia, e serviços técnicos;
– Magistério;
– Desempenho de cargos e funções técnicas;
– Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos;
– Análise química e físico-química, padronização e controle de qualidade.

Além disso, o Curso de Licenciatura em Química da PUCPR desenvolve no estudante habilidades que vão além dos saberes específicos da área, como a gestão de problemas, inteligência emocional, oralidade e responsabilidade socioambiental!  

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as verdades dessas áreas, ficou mais fácil decidir qual dos cursos seguir, não é mesmo? Para isso, acesse os links acima e ingresse na sua MULTIversidade.  Caso as áreas de Exatas não sejam seu forte, fique tranquilo (a), também temos o Fato ou Fake de Humanidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários
  1. Adorei as curiosidades sobre este texto, e com certeza vai ficar marcada para mim saber que temos átomos de 13,5 bilhões de anos circulando em corpo!

  2. Muito interessante sobre o fato de olharmos as estrelas vemos o passado. Nunca imaginei isso e agora quando olhar as estrelas vou lembrar desse fato. Parabéns pela matéria!