Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Guia de Profissões

Por que História na PUCPR?

Conheça mais sobre o curso, a área profissional, os diferenciais e a graduação na Multiversidade   

Você gosta de desvendar os mistérios do passado, estudar sobre algum momento histórico, como guerras ou criação das cidades? A história do seu futuro está na graduação em História da PUCPR! Venha conhecer mais sobre o curso.  

Afinal, História é para mim? 

Sim! O curso é voltado para quem gosta e tem interesse em conhecer e descobrir mais sobre a história do Brasil, da Ásia, da África, da América Latina, da Europa Moderna, do Mundo Contemporâneo, da Antiguidade Oriental e Clássica, entre outros temas. Além desses temas, na licenciatura, os(as) estudantes terão conteúdos voltados para o ensino acadêmico, como Didática, Libras etc.  

Se esses temas te interessam, não perca tempo! Escolha entre licenciatura e bacharelado e venha estudar História na PUCPR. Você terá o preparo e o apoio que apenas uma Universidade que alia tradição e inovação como a PUCPR pode oferecer!   

Onde o(a) profissional pode atuar? 

Docência (Formados em Licenciatura):  ministrando aulas na educação básica. Após a conclusão de mestrado e/ou doutorado, também poderá atuar em cursos de graduação e pós-graduação.  

Produção de conteúdo: para materiais didáticos de ensino de História, como apostilas, vídeos educacionais, guias pedagógicos, acervos literários etc. 

Pesquisa: realizando estudos e pesquisas na área da Antiguidade Clássica, da Educação, da Patrimônio Histórico etc. 

Arquivologia: auxiliando na preservação e manutenção dos documentos do patrimônio histórico, sejam eles de acervos de museus ou centros de documentação.  

Como é o curso na PUCPR? 

A graduação em História desenvolve os(as) estudantes para terem habilidades para selecionar, classificar e relacionar os dados e documentos levantados em bibliotecas, arquivos e estudos arqueológicos. Além disso, a resolução de problemas complexos para o(a) profissional formado em História passa pela boa articulação entre as teorias que fundamentam a pesquisa, pela discussão de fontes, bem como pela aplicação dessa pesquisa em sua atuação em sala de aula (especificamente para a licenciatura).  

Os(as) estudantes de Licenciatura desenvolverão competências para atuar na docência com excelência, mas sem que se perca de vista o seu “saber ser” de pesquisador, porque a visão na PUCPR é ampla e holística, ou seja, almeja-se formar professores(as) e pesquisadores(as) que enriqueçam a sala de aula. 

Já os(as) estudantes de Bacharelado ampliarão competências para serem, além de pesquisadores, analistas dos mundos passado e presente, capacitados para dialogar com diversas áreas do conhecimento.  

Confira mais sobre o curso e como é a vida de uma estudante de Licenciatura em História na Universidade com a Maria Eduarda. 

Se identificou com Licenciatura ou Bacharelado em História? 

Bônus: Conheça a verdade por trás de Game Of Thrones com uma das professoras da graduação, doutora Adriana Mocelim: Três inspirações da História por trás de Game of Thrones – Escola de Educação e Humanidades (pucpr.br)  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *