Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Guia de Profissões

Por que Serviço Social na PUCPR?

No dia 15 de maio é comemorado o dia do Assistente Social! Por isso, preparamos um conteúdo para esclarecer as atribuições do profissional de Serviço Social.

Você se incomoda com as formas de desigualdade, de discriminações e de injustiças? Adora participar de projetos sociais? Tem grandes chance de o seu match na graduação ser Serviço Social!

O Serviço Social é uma profissão de intervenção na realidade social. Por meio de políticas sociais, programas e projetos, o Assistente Social realiza atividades de auxílio em relação aos diversos problemas da vida em sociedade.

Afinal, Serviço Social é para mim?

O curso é voltado para quem se interessa em trabalhar na área social, auxiliando na elaboração de políticas públicas e nas questões como educação, saúde, habitação, recursos humanos etc. O (A) Assistente Social atua em movimentos sociais ou assessorando-os, em entidades, empresas, sistema de justiça entre outros.

Quem cursa Bacharelado em Serviço Social na PUCPR adquire domínio de três Núcleos de Formação, são eles:

• Vida social: compreensão da dinâmica da sociedade nas diferentes concepções teóricas contemporâneas.
  • Formação sócio-histórica da sociedade brasileira: elaboração de uma análise conjuntural da sociedade brasileira nos âmbitos nacional, regional e local, bem como em sua inserção internacional.
  • Trabalho profissional: criação de estratégias e táticas de intervenção comprometidas com as proposições ético-políticas do projeto profissional do Serviço Social brasileiro.

Onde o(a) profissional pode atuar?

Docência:  atuação como professor (a) em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, orientação acadêmica e supervisão de estágio, desenvolvimento de materiais didáticos e produção acadêmica.

Pesquisas: produção de relatórios e artigos científicos, elaboração de instrumentos de coleta de dados, investigações de questões sociais, análise e interpretação de dados etc.

Elaboração de Políticas Públicas: análise de demandas e diagnóstico social, participação em grupos de trabalho e comissões, articulação e diálogo com diferentes atores sociais, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Intervenção Direta com a Sociedade: orientação para a população de forma individual, grupal, familiar, coletiva e comunitária, em instituições ou organizações privadas e da sociedade civil organizada, mediação de conflitos.

Avaliação de Políticas e Projetos Públicos ou Privados: coleta e análise de dados, monitoramento e acompanhamento, análise de impacto social, elaboração de relatórios e recomendações, participação em equipes multidisciplinares etc.

Essas atuações podem ocorrer em instituições como: Prefeituras, Tribunais de Justiça, Ministério Público, Defensorias Públicas, INSS, Universidades, Escolas, Bancos, Indústrias, Hospitais, entre outros.

Como é o curso na PUCPR?

A graduação em Serviço Social promove um forte engajamento sociopolítico, incentivando a participação ativa dos estudantes em diversas esferas, desde a estudantil, interna ou externa, até as questões sociais mais abrangentes. Durante o curso, os estudantes terão a oportunidade de:

– Analisar as diferentes manifestações da questão social em níveis local e global. Isso envolve entender as relações sociais contraditórias presentes na sociedade capitalista, compreender o significado social da profissão de Serviço Social na atualidade e ter conhecimento dos fundamentos do projeto ético-político da profissão.

– Propor ações de intervenção na realidade socioinstitucional que garantam a efetivação de direitos e promovam a ampliação da cidadania. Essas ações devem estar alinhadas com a dinâmica das instituições, levando em consideração a relação entre direitos humanos e políticas sociais, com o objetivo de defender princípios democráticos e emancipatórios.

– Avaliar projetos de intervenção em serviço social, considerando tanto os limites institucionais, socioeconômicos e políticos como as possibilidades de mediação para a garantia de direitos e de protagonismo dos sujeitos, sob supervisão técnica e pedagógica, com honestidade intelectual e autonomia.

Ficou mais claro o que esperar do curso de Serviço Social?

Bônus: 3 curiosidades sobre o curso

– Curso com nota 5,0 no último ENADE e posicionada nos diferentes rankings entre os melhores do Brasil.

– Oportunidade de atuação/participação em projetos do Núcleo de Direitos Humanos, desenvolvidos em parceria com entidades públicas e privadas nacionais e internacionais, como Instituto Renault do Brasil e UNICEF.

– Altos índices de empregabilidade e aprovação em concursos públicos nos 3 níveis de governo, em programas de residência, mestrado e doutorado;