Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Guia de Profissões

Por que Ciências Sociais na PUCPR? 

Venha conhecer mais sobre o curso, áreas de atuação e como é a graduação na Multiversidade 

Gosta de estudar sobre Sociologia, Antropologia ou Ciência Política? Tem o desejo de compreender os diversos fenômenos sociais, culturais, políticos, históricos e econômicos? Então a graduação certa para você é Ciências Sociais! Venha descobrir mais sobre o curso.  

Afinal, Ciências Sociais é para mim?  

O curso é voltado para aqueles que têm interesse na compreensão da sociedade, abrangendo áreas como sociologia do cotidiano, sociologia urbana, sociologia rural e outros aspectos sociais.  

Se você se interessa por entender diferentes culturas, patrimônios material e imaterial, estudos antropológicos, ou deseja conhecer os aspectos relacionados à formação de uma agenda política e aos movimentos sociais em diversos contextos, a graduação abordará todas essas temáticas! 

Onde o(a) profissional pode atuar? 

Docência (Licenciatura):  ministrando aulas na educação básica. Após a conclusão de mestrado e/ou doutorado, também poderá atuar em cursos de graduação e pós-graduação.  

Pesquisa: realizando estudos e pesquisas na área da Antropologia, da Ciência Política, da Educação, de Direitos Humanos etc. 

Consultoria: estudando os locais ao redor de uma empresa, quais são os hábitos, modo de vida, costumes, história etc. da população que vive naquele ambiente.  

Organizações não governamentais (ONGs) e movimentos sociais: planejando, auxiliando ou acompanhando projetos voltados para o bem-estar de uma população, por exemplo, imigrantes.  

Como é o curso na PUCPR? 

Num mundo volátil e dinâmico, os(as) estudantes dos cursos de Licenciatura ou Bacharelado em Ciências Sociais são preparados para o pensamento crítico, fundamentado e coerente, integrando dimensões sociais, culturais e políticas do ser humano, considerando diferentes correntes das ciências sociais. Além de todos esses pontos citados, durante a graduação, os(as) estudantes desenvolverão algumas competências, como: 

  • Elaborar argumentos fundamentados e coerentes, relativos às dimensões históricas, sociais, culturais, políticas, econômicas, psicológicas e filosóficas do ser humano. 
  • Desenvolver projetos de pesquisa social viáveis que garantam o compromisso com os fundamentos teórico-metodológicos das ciências sociais, de acordo com a reflexão crítica necessária às implicações políticas e simbólicas das escolhas envolvidas no processo científico, sob orientação técnica, com proatividade e honestidade intelectual. 
  • Formular propostas de intervenção em realidades locais que vocalizem demandas, ampliem direitos e empoderem sujeitos, orientadas pelos marcos teórico-metodológicos das ciências sociais, de forma colaborativa, propositiva e com dedicação. 

A graduação também o(a) preparará para compreender os diversos fenômenos sociais, culturais, políticos, históricos e econômicos, fortalecendo o compromisso social com a construção da cidadania e da solidariedade planetária. 

Se identificou com a área de Ciências Sociais?  

Então, está esperando o que para se tornar filho(a) da PUCPR?! 

Venha conhecer a matriz e os(as) professores (as) do curso de Ciências Sociais, modalidades Licenciatura e Bacharelado.  

Bônus: A graduação em Ciências Sociais tem laboratórios de pesquisas específicos, os LALICS, subdivididos em quatro eixos:  

  • Laboratório de Antropologia (LAT). 
  • Laboratório de Sociologia (LAS). 
  • Laboratório de Ciência Política (LAP). 
  • Laboratório de Licenciatura, Prática de Ensino e Estágio Curricular Obrigatório (LALIPE). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *