Escola Politécnica

Graduação 4D

Explorando o mundo da Computação Imersiva com o Curso 4D da PUCPR

As “realidades estendidas” são o futuro e o grupo Goldman Sachs prevê que o mercado global de computação imersiva atingirá US$ 80 bilhões até 2025.

Você já se imaginou vivendo em um mundo onde a fronteira entre o real e o virtual se dissolve, proporcionando experiências incrivelmente imersivas? É exatamente isso que a Computação Imersiva busca oferecer. Essa tecnologia revolucionária procura criar experiências envolventes e interativas, seja integrando elementos virtuais ao ambiente físico ou proporcionando uma imersão digital intensa.

O que é Computação Imersiva?

A Computação Imersiva engloba as seguintes tecnologias:

• Realidade Virtual (RV): transporta os usuários para ambientes digitais simulados.
  • Realidade Aumentada (RA): mescla elementos do mundo real com o digital.
  • Realidade Mista (RM): combina aspectos da RV e RA, proporcionando interações mais complexas com o ambiente físico.

Essas tecnologias podem ser aplicadas em diversos setores, como jogos digitais, entretenimento, educação, medicina, moda e design, oferecendo experiências mais ricas e interativas. O objetivo é fazer com que os usuários se sintam conectados e imersos, ampliando as possibilidades de interação e colaboração.

Na PUCPR você encontra o curso tecnólogo em Computação Imersiva que forma desenvolvedores de soluções utilizando essas tecnologias de realidade virtual, aumentada e mista, através da ferramenta Unreal Engine.

A PUCPR conta com professores e profissionais extremamente capacitados que participaram do projeto e da implementação do Centro de Realidade Estendida na Universidade, um local onde as práticas imersivas são experiências cotidianas, propiciando um ambiente de constante aprendizado e atualização.

Saiba mais sobre o curso:

A Graduação 4D da PUCPR vai além do convencional, oferecendo aplicações práticas de ideias, aulas ao vivo, campus virtual, participação de profissionais renomados, mentorias e muito mais.

Com uma abordagem inovadora, a 4D permite a personalização da grade curricular, oferecendo disciplinas eletivas para você construir trilhas de acordo com o que deseja e/ou com as demandas do mercado, tornando sua trajetória única e do jeitinho que quer.

A modalidade é 100% digital, à distância com algumas aulas ao vivo, tem duração de 2 anos, 1.600 horas de aprendizado divididas em 4 semestres.

Proporciona uma experiência singular e prática, voltada para as profissões do futuro. É um curso superior de tecnologia, também conhecido como tecnólogo, que é uma modalidade de educação superior com peso de graduação, focada no mercado de trabalho.

O tecnólogo em Computação Imersiva poderá atuar em diferentes segmentos (nacionais e internacionais), com foco no mercado audiovisual (produtoras de jogos e aplicativos para Tecnologias Imersivas, agências de publicidade e veículos de comunicação), no mercado corporativo (organizações e indústrias) e educacional.

Em resumo, esse curso oferece uma jornada emocionante para aqueles que desejam explorar as fronteiras da tecnologia.

Esteja preparado para um futuro em que a imersão digital não é apenas uma possibilidade, mas uma realidade emocionante. Conecte-se com o futuro na PUCPR!