Escola Politécnica

Centro de Realidade Estendida: aprendizados inovadores e imersivos

No dia 05/06/2023, foi inaugurado o Centro de Realidade Estendida da PUCPR, o primeiro em uma Universidade no Brasil.

Este espaço tem o objetivo de promover uma nova experiência em educação, indo de encontro às altas tecnologias, às que já fazem parte do nosso cotidiano e às possibilidades do futuro.

A existência deste Centro possibilitará que os estudantes de engenharia e computação da PUCPR, o utilizem de formas diferentes e possam ter experiências imersivas, como por exemplo: desenvolver protótipos, testar jogos em ambientes virtuais, estendidos e mistos, treinar o uso de instrumentos através de manuais interativos, fazer simulações precisas de construção antes mesmo de sua execução e muito mais.

Professores e alunos do Curso de Jogos Digitais, estiveram envolvidos no projeto e ainda estão atuando na implementação de técnicas e tecnologias utilizadas por lá, como a Unreal Engine, que é a mesma aplicada em jogos virtuais e faz parte do dia a dia do curso.

Alguns estudantes da Escola Politécnica foram conhecer o espaço que tem mais de 3.000 m² e que conta com:

– salas para aulas práticas coletivas, onde podem ser desenvolvidos protótipos;

– salas com projeção 360° com uso de dispositivos de realidade virtual ou mista;

– sala exclusiva com impressoras 3D;

– óculos de realidade virtual e aumentada;

– auditório imersivo com projeção de 180 graus;

–  estúdio para produções virtuais, como filmes e jogos digitais, com tela de LED que pode ser usada como substituta do chroma-key (fundo verde), sensores que capturam movimentos corporais, câmeras espalhadas em 360°, além de sistemas de áudio e iluminação.

Em breve teremos mais novidades sobre este lugar incrível por aqui. Fique de olho!