Escola Politécnica

Graduação 4D

Como aproveitar o crescimento da demanda por Inteligência Artificial e se destacar no mercado de trabalho

Vivemos em uma era em que a Inteligência Artificial (IA) não é apenas uma promessa futurista, mas uma realidade palpável que permeia diversas áreas e profissões. A ascensão vertiginosa dessa tecnologia tem transformado a maneira como encaramos o trabalho e as oportunidades profissionais.

Neste blogpost, exploraremos o atual cenário do mercado de trabalho em Inteligência Artificial, destacando tendências, oportunidades e como os profissionais podem se sobressair nesse campo em constante evolução.

Mercado de Trabalho em Ascensão

A demanda por profissionais especializados em Inteligência Artificial está em constante crescimento. Um relatório do Fórum Econômico Mundial estima que, até 2025, o mercado de trabalho global precisará de 97 milhões de novos empregos relacionados à IA.

Empresas de diversos setores estão buscando talentos capazes de desenvolver soluções inovadoras baseadas em IA, desde startups até grandes corporações.

O aumento na automação, a necessidade de análise de dados em larga escala e a busca por eficiência operacional impulsionam essa demanda. Aqueles que investem em habilidades em Machine Learning e Ciência de Dados encontram um cenário promissor.

No Brasil, a demanda por profissionais de IA deve crescer 150% até 2025, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), impulsionada pela crescente adoção de IA nas empresas, a necessidade de desenvolver novas tecnologias e aplicações de IA e pelo aumento da complexidade dos sistemas de IA.

Profissionais brasileiros na vanguarda de IA

Apesar dos desafios, o Brasil se destaca na América Latina no campo da Inteligência Artificial: é o maior consumidor da tecnologia, de acordo com uma pesquisa da IDC e ocupa a 12ª posição no ranking global de desenvolvimento de IA, de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial.

O crescimento da demanda por profissionais dessa área no Brasil, abre portas para oportunidades no exterior e torna os brasileiros ainda mais competitivos no mercado de trabalho de Inteligência Artificial global, pois eles têm conquistado reconhecimento internacional em pesquisas, desenvolvimento de projetos e implementação de soluções práticas baseadas em IA.

Aprenda a usar a inteligência artificial e crie oportunidades em diversos segmentos

A versatilidade da Inteligência Artificial se reflete em sua aplicação em diversos setores, como:

• – Saúde: pode ser usada para o diagnóstico de doenças, desenvolvimento de tratamentos personalizados e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
  • – Educação: para personalizar o aprendizado, ou seja, adaptar o conteúdo às necessidades dos alunos e, consequentemente, auxiliar os professores na avaliação.
  • – Comércio: para recomendar produtos, melhorar a experiência do cliente e automatizar tarefas.
  • – Finanças: para detectar fraudes, prever riscos e melhorar a tomada de decisão.
  • – Indústria: pode ser usada para automatizar tarefas, melhorar a produtividade e reduzir custos.
  • – Negócios: está sendo usada para melhorar a tomada de decisão, automatizar tarefas e criar produtos e serviços.

Como começar a trabalhar com inteligência artificial

Se você está interessado em fazer parte desse cenário inovador, uma excelente opção é o curso de Graduação 4D em Inteligência Artificial: Sistemas de dados inteligentes oferecido pela PUCPR, classificada pelo Times Higher Education (THE) como a melhor Universidade Privada do Paraná, ficando também em 3º lugar entre as instituições privadas do país!

A Universidade também aparece na 1ª posição no Paraná, em citações de estudos científicos pelo seu impacto e relevância internacional em pesquisa, com grupos de pesquisa pioneiros na área, como o HAILab, que é responsável pelas produções dos mais importantes recursos de IA para área da saúde no Brasil.

A PUCPR proporciona uma formação abrangente em IA, pois, este curso é ministrado por profissionais renomados, oferece uma base teórica sólida aliada a experiências práticas, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho.

Um dos proponentes do curso, Prof. Lucas Emanuel Silva e Oliveira, destaca que: “Com o avanço da IA e seu impacto generalizado em todos os setores, aqueles que não abraçarem essa revolução tecnológica correm o risco de ficar para trás. Não se trata apenas de uma opção, mas de uma necessidade para se manter competitivo no mercado de trabalho atual e futuro. Aqueles que dominarem as habilidades em Inteligência Artificial e souberem aplicá-las de forma eficaz estarão na vanguarda da inovação e na posição ideal para moldar o mundo que está por vir.”

Se você está pronto para mergulhar no emocionante mundo da Inteligência Artificial e se destacar no mercado de trabalho, não perca a oportunidade de conhecer mais sobre o curso de Graduação 4D em Inteligência Artificial da PUCPR.

Clique aqui e descubra como podemos ajudar a transformar suas paixões em uma carreira de sucesso na era da Inteligência Artificial.

Estamos ansiosos para recebê-lo nessa jornada emocionante e inovadora!