Escola Politécnica

Programa Institucional de Modernização

PIM-PUCPR presente na FAUBAI 2024

Ricardo Diogo, líder do PIM-PUCPR e professor da Engenharia Mecatrônica, foi convidado a apresentar uma visão geral, suas impressões e experiências sobre o Programa de Modernização da Graduação (PMG) em nome de todas as universidades brasileiras participantes.

Ricardo falou sobre a transformação que o PMG tem trazido para a educação em engenharia brasileira, como a modernização dos espaços de aprendizagem e a adoção de metodologias e ferramentas de avaliação focadas na formação de competências nos estudantes de engenharia.

Sobre as impressões e experiências, apresentou os depoimentos de quem movimenta a modernização e dos que são impactados por ela nos oito PIMs do PMG: estudantes, professores, funcionários e representantes da sociedade.




Dia 4 | Visita à Universidade de Ohio – Conclusão Triunfante

MBA com a Professora Mi Kyong Newsom: Os alunos da PUCPR participaram de uma jornada enriquecedora no mundo dos negócios e da gestão, adquirindo conhecimentos e habilidades vitais para seu desenvolvimento profissional.

Visita ao Instituto de Medicina Esportiva “Jameson Crane”: Exploraram pesquisas de ponta e visitaram instalações avançadas, expandindo suas perspectivas em medicina esportiva e descobrindo novas possibilidades de inovação na área.

Inovação no Centro de Reabilitação: Exploraram tecnologias revolucionárias em tecidos sintéticos e discutiram soluções inovadoras para osteoartrite de quadril. Essa experiência destacou o potencial transformador de suas pesquisas e a relevância da inovação científica.




Dia 3 | Visita à Universidade de Ohio – Gestão e Desafios

Masterclass com o Dr. Elliot Bendoly: Uma sessão reveladora sobre gestão, na qual os alunos da PUCPR discutiram os desafios e estratégias nas áreas de saúde, indústria, meio ambiente e tecnologia. Essa experiência elevou significativamente seu entendimento e habilidades de liderança, preparando-os para liderar no futuro.




Dia 2 | Visita à Universidade de Ohio – Exploração e conhecimento

Imersão no Mundo dos Negócios com o Dr. James Hill: Uma jornada fascinante pela escola de negócios da Universidade, abrindo novos horizontes para os alunos da PUCPR. Eles se envolveram profundamente com conceitos e estratégias de negócios, preparando-se para os desafios do mercado global.

Aula Dinâmica com a Professora Mi Kyong Newsom: No Schoenbaum Hall, os alunos da PUCPR demonstraram seu compromisso e engajamento em um ambiente de aprendizado interativo e estimulante.

Almoço de Networking com Mateus José e Doutorandos: Uma oportunidade vibrante de troca de ideias, onde os alunos compartilharam seus projetos e aspirações, fomentando suas carreiras. Um dos momentos marcantes foi quando uma aluna recebeu uma oferta de emprego na Holanda para 2024, destacando o sucesso e o potencial dos nossos estudantes.




Dia 1 | Visita à Universidade de Ohio – Inovação

Encontro Inspirador com o Dr. Aravind Chandrasekaran: Os alunos da PUCPR, imersos em uma atmosfera de descobertas, exploraram as oportunidades únicas apresentadas pelo programa da Universidade de Ohio. Eles discutiram sobre colaborações futuras e realizaram apresentações impactantes sobre os projetos e a visão da PUCPR.

Diálogo Estratégico com o Professor Ken Boyer: Em uma sessão enriquecedora, os assistentes do PIM, incluindo Graziella Mello, apresentaram seus trabalhos inovadores. Receberam orientações e insights valiosos, que prometem impulsionar suas pesquisas para novos patamares.




Fulbright Brasil visita Escola Politécnica PUCPR

O Diretor Executivo da Fulbright Brasil, Prof. Luiz Valcov Loureiro, visitou a PUCPR no dia 30/11/2023, com foco nas ações do Projeto Institucional de Modernização (PIM) que é conduzido pela Engenharia de Controle e Automação e que beneficia todos os cursos de engenharia da Escola Politécnica.

O PIM-PUCPR é um dos oito projetos selecionados para conduzir a modernização da Educação em Engenharia no Brasil, junto a UNISINOS, Senai CIMATEC, Unifei, UFSCar, UFRJ, UFRGS e USP. As oito universidades fazem parte do Programa de Modernização da Graduação (PMG) que é fomentado pela própria Fulbright Brasil, pela CAPES e Embaixada dos Estados Unidos e apoiado pelo Conselho Nacional de Educação.

O PMG traz especialistas em educação em engenharia norte-americanos e envia professores e estudantes de doutorado e pós-doutorado para os Estados Unidos para troca de experiências que envolvam novas metodologias de ensino, modelos inspiradores de currículos e tecnologias educacionais.

O Prof. Loureiro iniciou sua visita pelas instalações do Centro de Realidade Estendida. Depois visitou os laboratórios Dick Morley e James Watt, que tiveram recursos da Fulbright aplicados para a sua modernização, priorizando o aprendizado baseado em desafios e projetos. Os laboratórios também têm usado os recursos que a CAPES disponibilizou para as aulas baseadas em metodologias ativas de aprendizagem.

“A PUCPR é uma das mais avançadas na formação de competências em seus estudantes e mais comprometidas com a modernização da educação brasileira, não somente em engenharia”, comenta Luiz.




Dia 3 | Imersão Acadêmica de Estudantes da PUCPR na Universidade de Illinois Urbana-Champaign

No terceiro dia de hoje, nossas atividades transcorreram da seguinte forma:

  • 1. Iniciamos o dia com uma atividade individual, da assistente Graziella Mello com o professor Manuel Hernandez, contanto com a visita ao laboratório de cinesiologia, discussão dos projetos e recursos de pesquisa para futuras parcerias.
  • 2. Às 12h, realizamos uma apresentação para o grupo AE3. Nessa apresentação, abordamos tópicos relacionados ao sistema de ensino da PUCPR e suas conexões internacionais, e apresentando os projetos de cada assistente do PIM ao longo do ano. Foram discutidas as perspectivas da visita a Universidade de Illinois.
  • 3. No início da tarde, tivemos uma reunião com a professora Jenny Amos e seu grupo de pesquisa, na qual foi apresentada a estrutura da PUCPR e o projeto do PIM, compartilhando nossos interesses em parcerias a partir desta visita.



Dia 2 | Imersão Acadêmica de Estudantes da PUCPR na Universidade de Illinois Urbana-Champaign

A equipe de estudantes da PUCPR continuou sua imersão acadêmica na Universidade de Illinois Urbana-Champaign, concentrando-se em atividades específicas no campo da bioengenharia:

Observação em Aula de Bioengenharia: Os estudantes, sob a orientação da Professora Jenny, assistiram a uma sessão de duas horas em que foi ministrada uma aula sobre biomecânica celular. Durante esta classe, discutiram-se técnicas experimentais para medir as forças celulares e foram mostrados exemplos reais de dados coletados em pesquisas recentes.

Interação com Especialistas: O Dr. Demian teve um encontro de uma hora e meia com a Professora Nguyen Thanh Huong em seu laboratório. Discutiram sobre os projetos de pesquisa atuais em seu projeto pessoal de pós-doutorado e analisaram amostras recentes, buscando possíveis futuras colaborações.

Aula Especializada: Em uma sala equipada com ferramentas modernas, a Professora Jenny conduziu uma aula de três horas sobre Física Aplicada à Bioengenharia. Foram apresentados casos de estudo onde a física dos fluidos e a termodinâmica são aplicadas a problemas biológicos, e os estudantes analisaram e observaram como este tipo de aula é implementado.

Encontro com o Departamento de Relações Corporativas: Em uma reunião formal nas escritórios do campus, os estudantes se encontraram com Lauren Stites. Foram apresentadas estatísticas sobre colaborações anteriores entre a universidade e empresas líderes no campo da bioengenharia. Discutiram-se oportunidades potenciais para que os estudantes da PUCPR colaborem em projetos de pesquisa conjunta. A equipe da PUCPR obteve uma compreensão profunda das atividades e metodologias empregadas na Universidade de Illinois Urbana-Champaign, permitindo-lhes identificar áreas de interesse para futuras colaborações e intercâmbios acadêmicos.




Dia 1 | Imersão Acadêmica de Estudantes da PUCPR na Universidade de Illinois Urbana-Champaign

Uma equipe seleta composta por estudantes de doutorado e pós-doutorado da PUCPR, incluindo Izamara, Graziella, Santiago e Demian, empreendeu uma expedição acadêmica aos EUA no âmbito do prestigiado Programa de Modernização da Graduação, conduzido pela CAPES, Fullbright Brasil, Embaixada dos EUA e CNE. Esta iniciativa tem como principal propósito a modernização da Educação em Engenharia no Brasil, através da absorção e subsequente transmissão de conhecimentos especializados.

Ao longo de sua estadia no primeiro dia, a equipe desenvolveu as seguintes atividades acadêmicas especializadas:

Oficina sobre Otimização de Apresentações: Sob a tutela da renomada Professora Jenny Amos, eles se submeteram a uma formação intensiva que abordou técnicas avançadas para melhorar a qualidade, clareza e eficácia na comunicação de conteúdos técnicos e acadêmicos.

Sessão de Análise Pedagógica com a Professora Cheeln Bo-Linn: Esta atividade focou em desmembrar e compreender as metodologias contemporâneas de ensino e aprendizagem aplicadas na Universidade de Illinois Urbana-Champaign. Estabeleceu-se um contraste detalhado com as técnicas empregadas na PUCPR, identificando possíveis áreas de integração e melhoria.

Encontro com a Equipe da AE3: Em colaboração com Chris Migotsky e Jay Mann, aprofundaram-se na metodologia “Education Innovation Fellows”. Além disso, realizou-se uma análise exaustiva do programa “AE3 Collins Scholar”, que visa otimizar a pedagogia em engenharia, através de estratégias inovadoras e técnicas de vanguarda.




Inovações nos eixos de formação básica das engenharias da PUCPR

A PUCPR é uma das oito universidades, no contexto do Programa de Modernização da Graduação (PMG), que conduz iniciativas inovadoras para a Educação em Engenharia. Dentre elas, a formação de competências nos estudantes foi adotada na Escola Politécnica, devendo ser aplicada do primeiro ao último período de cada curso de engenharia.

Portanto, todo o núcleo comum de disciplinas das engenharias foi afetado. O presente trabalho tem o objetivo de disseminar as inovações presentes nos eixos de formação básica de engenharia, ou seja, nas disciplinas dos Eixos de Matemática, Física, Química e Projetos e Sistemas. Cada um dos quatro eixos apresentam as suas contribuições e resultados parciais.