Escola de Direito | PUCPR

Direitos Humanos: uma perspectiva internacional

Navegar pelas complexidades do Direito internacional é tarefa desafiadora. Afinal, há imensa diversidade de legislações, culturas e costumes no exterior e é difícil se especializar em todos os aspectos socioculturais de outros países. No entanto, algumas áreas se destacam como pontes para a internacionalização da carreira jurídica e, certamente, a área de Direitos Humanos surge como um caminho muito promissor.

Continue a leitura e descubra como esse campo oferece uma trilha sólida para quem busca expandir os horizontes profissionais no exterior.

O que é Direitos Humanos?

Direitos Humanos é um conjunto de princípios universais que visam garantir a dignidade, liberdade e igualdade para todas as pessoas. De acordo com a Doutora em Direito do Estado e professora da Escola de Direito PUCPR, Vivian Cristina Lima Lopez Valle, é um campo de conhecimento muito rico, pois permeia todas as áreas do direito. “É impossível trabalhar em qualquer tópico relacionado a Direito sem precisar refletir sobre Direitos Humanos e Direitos Fundamentais“, explica.

A Doutora e também professora da PUCPR, Danielle Pamplona, complementa esse pensamento, mencionando o fio condutor do estudo das mais diferentes áreas do Direito: a Constituição. “É justamente no texto da Constituição que encontramos os direitos fundamentais protegidos em nosso sistema, e eles devem fazer parte da interpretação e aplicação de todas as leis em nosso país”, comenta.

Confira alguns exemplos de como o estudo dessa área é aplicado na prática:

Pesquisa acadêmica

No âmbito da academia, a pesquisa em Direitos Humanos é muito relevante, pois revela dados, comportamentos e estatísticas e demais informações cruciais para o estudo de novas políticas públicas e meios de conscientização.

Estado

O Estado é um protagonista na construção de políticas públicas para que os direitos possam ser materializados na vida de cada pessoa, além de ser responsável por garantir a implementação e o cumprimento de normas e tratados internacionais. Algumas das principais funções do Estado incluem legislação e implementação, proteção judicial e cooperação internacional.

Sociedade Civil

A sociedade civil também desempenha um papel essencial nesse campo, seja no respeito e convivência com os demais ou até mesmo atividades específicas como iniciativas no terceiro setor, conscientização, monitoramento, educação e capacitação. Dessa forma, a colaboração entre Estado e sociedade civil é indispensável para promover os Direitos Humanos, pois quando o povo se levanta para uma questão, o Estado acorda para a pauta.

Como é estudar Direitos Humanos com um viés internacional?

Lidar com Direitos Humanos sob uma perspectiva internacional atualmente é uma tarefa que proporciona fascínio e é repleta de desafios ao mesmo tempo. Gera fascínio por ser uma área vasta com inúmeras possibilidades: toda carreira internacional hoje envolve, de alguma maneira, discussões sobre o direito das pessoas.

No entanto, também representa um grande desafio por estar sempre lidando com crises que afetam as vidas de milhões de pessoas todos os dias. “Estamos passando por duas guerras, diversos conflitos e crises humanitárias. Por isso, sinto que o maior desafio do século 21 é conciliar o desenvolvimento humano com o avanço tecnológico.”, pontua a professora Vivian.

Para buscar as soluções certas e humanizadas para os problemas que afligem o mundo, a professora Pamplona diz que é imprescindível estudar Direitos Humanos através de uma lente internacional, ponderando todos os elementos culturais para alcançar o bem-estar coletivo das nações e construir uma sociedade mais justa. “São quase duas centenas de países membros da Organização das Nações Unidas e discutir direitos humanos ali é uma tarefa de contínuo aprendizado e de compreensão das limitações culturais, sociais e geopolíticas que são impostas aos países”, diz.

Por que Direitos Humanos é uma boa opção para quem deseja internacionalizar a carreira?

Os Direitos Humanos se destacam como uma opção excelente para quem busca internacionalizar a carreira jurídica. Com a crescente relevância global, as discussões sobre direitos individuais e coletivos estão em constante expansão. A professora Danielle Pamplona destaca: “Uma carreira internacional no Direito permite avaliar relações com consequências amplificadas, sempre relacionadas aos direitos das pessoas. Tornando a trilha de Direitos Humanos não apenas uma oportunidade de internacionalização, mas um conhecimento crucial para soluções que transcendem fronteiras nacionais.”

Sobre esse assunto, a professora Vivian também ressalta a mobilidade internacional. “Direitos humanos é a questão central de todas as nossas discussões. Então, ir para uma carreira internacional nessa área é abrir portas para o mundo e poder trabalhar em qualquer lugar do planeta. Além disso, todas as instituições de primeira linha na Europa e nos Estados Unidos pesquisam Direitos Humanos”.

Direito Global PUCPR: sua carreira internacional em Direito

A partir de 2024, a Escola de Direito PUCPR inicia um novo programa de internacionalização destinado aos estudantes de Direito: o Direito Global PUCPR. Com aulas em inglês, trilhas de conhecimento focadas em Business e Human Rights, oficinas e mentorias com profissionais de carreira internacional consolidada, o programa é uma grande oportunidade para os que buscam a internacionalizar a carreira jurídica. Além disso, o programa também oferece a possibilidade de vivências internacionais em instituições nos EUA e na Europa.

Quer saber mais sobre essa grande oportunidade de internacionalizar a sua carreira jurídica? Clique no botão abaixo e acesse todas as informações sobre o programa!