Escola de Direito | PUCPR

Da PUCPR para os melhores programas de Mestrado em Direito do mundo

Já imaginou ser aceito no programa de Mestrado em Direito em duas das melhores Universidades do mundo? Esta é a história de João Gabriel Archegas, aceito por Cambridge e Berkeley.

Desde que começou a graduação em Direito na PUCPR, ele já tinha um objetivo muito claro em mente: aproveitar a experiência acadêmica ao máximo, participar de projetos com impacto social e ser aprovado em algum dos melhores programas de Mestrado em Direito do mundo.

Na matéria a seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre essa jornada acadêmica!

A jornada acadêmica

Após um primeiro período de ambientação no curso de Direito da PUCPR, João começou a explorar as possibilidades acadêmicas da Universidade. Um dos frutos dessa busca foi entrar na Clínica de Direitos Humanos da PUCPR, onde teve contato com as professoras Danielle Pamplona e Anna Luisa Walter de Santana. “Tive muita sorte de contar com duas professoras que acreditaram no meu sonho e me deram as oportunidades necessárias para chegar lá”, diz.

Foi com o apoio do corpo docente e muita dedicação que ele direcionou todas suas escolhas em direção ao objetivo de passar em um mestrado em direito no exterior. Nesse caso, não estamos falando somente em desempenho na sala de aula. Para João, mesmo que as notas nas disciplinas da grade curricular sejam um fator importante, esse não é o único aspecto considerado. “(…) a aprovação [nessas universidades] é muito mais do que boas notas na faculdade, é necessário mostrar o que você fez além da sala de aula. Nesse ponto, ser estudante da PUCPR foi muito importante, dada a ampla oferta de projetos de extensão na faculdade”, comenta. Como exemplo, ele cita que participou de competições simuladas internacionais de Direitos Humanos e apresentou pesquisas em congressos no exterior.

Além disso, criou o Laboratório das Relações entre Empresas e Direitos Humanos (Lardem), com o auxílio das professoras Danielle Pamplona, Anna Luisa Walter de Santana e Juliana Bertholdi. “Nesse grupo, desenvolvemos projetos para nossa comunidade, como o projeto de capacitação juvenil em democracia e direitos humanos”, relembra.

Outra atividade essencial foi o programa Global Classes, que consiste em aulas que a PUCPR oferta a título de eletivas. “Não tenho dúvidas de que isso mostrou para as universidades que eu estava pronto para estudar fora do país”, observa.

Aprovado em dois programas de mestrado em direito no exterior

Construir uma jornada acadêmica repleta de atividades e pesquisa gerou resultados. João passou em dois mestrados no exterior (Cambridge e Berkeley) e será o primeiro estudante de Direito da PUCPR a estudar em uma dessas universidades.

Para João, a sensação é uma mistura muito curiosa de felicidade com incredulidade, mas já está muito animado com o que vem pela frente “O principal plano agora é não parar de estudar! Espero poder continuar o meu desenvolvimento acadêmico para me tornar professor, seguindo o exemplo das minhas inspirações na PUCPR”, afirma. João não descarta a advocacia ou atuação na área consultiva, mas o foco agora é explorar as possibilidades acadêmicas além das fronteiras.

Registro da primeira participação em um congresso internacional. O evento foi online e organizado pela ICON-S (International Society of Public Law) em 2021.

Sobre a linha de estudo, João diz que o tema de sua pesquisa é voltado para empresas, direitos humanos e a interseção da atividade empresarial com a manutenção da democracia. “Em geral, o que mais me chama atenção são as relações públicas das grandes empresas, e os dilemas enfrentados ao atuar em diferentes países”, comenta.

Até a data de publicação dessa matéria, João ainda não decidiu para qual das universidades ele vai. Ele explica que ambas as instituições estão constantemente ranqueadas entre as 10 melhores do mundo. Cambridge é uma das Universidades mais antigas do mundo, onde o Direito é ensinado há mais de 800. Já Berkeley está localizada na Baia de São Francisco, do lado do Vale do Silício, onde diversas empresas de alta tecnologia trabalham diariamente com a inovação.

Diante desses dois nomes de peso, a única certeza do João nesse momento é que a escolha não será fácil. “No fim das contas, mais difícil que aceitar a oferta de uma das universidades, vai ser ter que dizer não para uma delas”, diz.

Um conselho para aqueles que desejam ir além

Como o João comentou, ter boas notas e participar de atividades acadêmicas fora da sala de aula é muito importante para quem busca uma experiência acadêmica rica que traga oportunidades ao final da graduação. Porém, ele também lembra de outro aspecto que não pode ser deixado de lado na carreira: a responsabilidade social. “Há de se buscar a internacionalização do currículo ao mesmo tempo em que se busca fazer um impacto na sociedade em que nós estamos inseridos”, destaca.

Na visão dele, as melhores universidades do mundo valorizam profissionais que querem fazer a diferença em seus respectivos países. Assim, é preciso ter interesse em trazer soluções para problemas que afligem o Brasil e mostrar que essas universidades possuem o que é necessário para cumprir esse objetivo.

“E acima de tudo”, comenta João, “é preciso buscar esse objetivo com paixão”.

Seja qual for a escolha dele, temos a certeza de que trilhará um lindo caminho em sua carreira no Direito. Sucesso, João! Carinha abraçando

Banca de TCC do João em junho de 2023. Participaram as professoras Danielle Pamplona e Cinthia Freitas (PPGD/PUCPR), o mestre Gabriel Bittencourt e a professora Mariana Pargendler (FGV-SP).

Oportunidades de internacionalização na Escola de Direito PUCPR

Ficou inspirado pela história do João? Clique no botão a seguir para conhecer cinco caminhos para a internacionalização em Direito na PUCPR.

E aproveite para ficar por dentro de tudo o que na Escola de Direito PUCPR no nosso Blog!