Escola de Direito | PUCPR

Business Law: oportunidades para além das fronteiras

Você sabia que o mundo dos negócios está profundamente ligado ao campo jurídico? O Business Law, ou Direito Empresarial, estabelece as regras para o pleno funcionamento de qualquer tipo de negócio, protegendo todos os envolvidos e evitando fraudes e outras práticas ilícitas.

É uma área que lida com diversas questões legais simultaneamente, exigindo que o profissional possua um vasto conhecimento jurídico nos mais variados tópicos. No contexto internacional, as possibilidades de atuação são ainda mais ampliadas. Assim, o estudo de Business Law representa uma grande vantagem para aqueles que desejam construir uma carreira para além das fronteiras nacionais.

Neste texto, vamos falar mais sobre essa área que pode abrir as portas para sua carreira jurídica internacional.

O que é Business Law?

A função do Business Law é regulamentar as atividades empresariais e garantir a conformidade com as leis vigentes.

De acordo com o Mestre em Direito Econômico e Socioambiental e professor da PUCPR Guilherme Freire de Melo Barros, é possível citar diversas áreas do Direito que estão debaixo do guarda-chuva de Business Law quando consideramos a perspectiva internacional . Algumas delas são:

• Assessoramento jurídico para internacionalização de empresas;
  • Criação de estruturas societárias em outros países;
  • Assessoria em contratos internacionais;
  • Negociações internacionais;
  • Disputas e litígios internacionais;
  • Análise de questões de tributação internacional;
  • Compliance;
  • Propriedade intelectual;
  • Assessoramento em questões de atendimento de legislação estrangeira na realização de negócios em outros países.

LEIA TAMBÉM: Compliance e o fortalecimento das relações de consumo

Por que Business Law é uma boa opção para internacionalizar a carreira?

Como você pode perceber na lista acima, Business Law proporciona um leque de possibilidades no exterior. O professor Barros ainda complementa nessa questão. “É boa opção para quem quer ter mobilidade internacional porque o direito dos negócios internacionais dá ao estudante abertura para atuação em empresas multinacionais e escritórios de advocacia estrangeiros”.

Vamos analisar cada uma desses tópicos que o professor Barros citou:

Mobilidade Internacional

Uma das principais vantagens de escolher o Business Law como campo de atuação é a possibilidade de mobilidade internacional. Profissionais especializados nessa área podem explorar oportunidades em diferentes países, enriquecendo sua experiência e conhecimento.

Atuação em empresas multinacionais

Empresas multinacionais necessitam de profissionais versados em diferentes sistemas legais para orientá-las em suas operações no mundo dos negócios. Os profissionais dessa área desempenham um papel estratégico, assegurando a integridade corporativa em todos os aspectos possíveis.

Escritórios de advocacia estrangeiros

Além de oportunidades em empresas, advogadas e advogados de Business Law também podem atuar em escritórios de advocacia estrangeiros. Essa experiência oferece uma perspectiva única sobre questões legais internacionais e permite o desenvolvimento em um mundo cada vez mais globalizado.

O que preciso para atuar em Business Law no exterior?

Para se destacar internacionalmente, é essencial possuir uma compreensão profunda das nuances culturais e das práticas comerciais das regiões em que o profissional deseja atuar. Fluência em idiomas estrangeiros e uma mente aberta para aprender e adaptar-se também são habilidades valiosas.

Guilherme Barros também chama a atenção para o conhecimento dos aspectos legais. “Na perspectiva internacional, o profissional do Direito precisa conhecer regras de outros países, inclusive tratados internacionais que regulem questões pertinentes aos negócios internacionais”, aponta.

Para aprofundar os estudos na área, o professor Guilhere Barros recomenda a leitura do livro “Business Law”, do autor Robert W. Emerson.

Direito Global PUCPR: sua carreira internacional no Direito

A partir de 2024, a Escola de Direito PUCPR inicia um novo programa de internacionalização destinado aos estudantes de Direito: o Direito Global PUCPR. Com aulas em inglês, trilhas de conhecimento focadas em Business Law e Human Rights, oficinas e mentorias com profissionais de carreira internacional consolidada, o programa é uma grande oportunidade para os que buscam a internacionalizar a carreira jurídica. Além disso, o programa também oferece a possibilidade de vivências internacionais em instituições parceiras nos EUA e na Europa.

Quer saber mais sobre essa grande oportunidade de internacionalizar a sua carreira jurídica? Clique no botão abaixo e acesse todas as informações sobre o programa!