Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Dicas de Carreira

Como é estudar Educação Física?

Sempre gostou de esportes e quer transformar essa paixão em carreira? A área de Educação Física pode ser uma alternativa. Veja como é fazer esse curso na PUCPR.

Estudar Educação Física é uma escolha interessante para quem tem afinidade com esportes e atividades físicas em geral. Assim como para quem busca entender como o movimento humano é importante para a saúde e bem-estar. Visto que o curso é voltado para o estudo teórico e prático do corpo humano e suas capacidades físicas.

Mas esse curso é para mim?

Indicado para pessoas que têm interesse em exercícios, esportes e saúde, como é o caso de Luana Ivnuk, estudante do sétimo período do curso da PUCPR e conta que sempre gostou de atividades física.

Eu sempre fui muito ativa e sempre gostei muito de praticar esportes. No ensino médio, quando chegou a hora de escolher o que eu iria fazer, eu vi a Educação Física como uma possibilidade para eu trabalhar com algo que eu já amava“, conta Luana.

Também importante ter interesse em áreas como fisiologia, anatomia e biomecânica, pois irá estudá-las ao longo dos quatro anos da graduação. Além disso, para ser um profissional da área é importante ter habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe, já que em muitos casos, o profissional precisará orientar e incentivar seus alunos a alcançar seus objetivos.

Quais são as áreas de atuação para um profissional da Educação Física?

As possibilidades de carreira para esse profissional são diversas e podem incluir:

1. Academias e clubes esportivos: atuando como personal trainer, orientador físico, técnico de esportes, entre outras funções.
  2. Empresas: elaborando programas de ginástica laboral, atividades recreativas para funcionários, entre outras atividades relacionadas à promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho.
  3. Escolas: como professor de Educação Física, desenvolvendo atividades e programas para crianças e adolescentes.
  4. Saúde: trabalhando em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, elaborando programas de atividades físicas para pacientes em recuperação.
  5. Recreação: em hotéis, resorts, parques temáticos, desenvolvendo atividades recreativas para os hóspedes.
  6. Treinamento esportivo: treinando atletas amadores e profissionais em diferentes modalidades esportivas.
  7. Pesquisa: realizando estudos e pesquisas na área da Educação Física e ciências do esporte.

Como é estudar Educação Física na PUCPR?

Mas e aí, ficou curioso para saber como é ser um estudante de Educação Física na PUCPR? A Luana compartilhou um pouquinho de sua experiência com a gente. Veja como tem sido a trajetória dela:

Em resumo, o curso oferece uma formação completa para quem busca entender o funcionamento do corpo humano e como os exercícios físicos podem contribuir para a saúde e bem-estar. O profissional de Educação Física pode atuar em diversas áreas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Se identificou?