Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Dicas de Carreira

Do Peru para o Brasil: acompanhe a experiência de uma Mestre em Odontologia na PUCPR

Você é daquelas pessoas que amam estudar? Quando imagina o futuro se enxerga envolvida em pesquisas? Talvez a carreira acadêmica seja uma ótima opção para você. Mas, se você é um estudante de Odontologia e se anima com a rotina de consultório, ama as práticas e se diverte com os equipamentos, saiba que é possível unir o melhor dos dois mundos no Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCPR (PPGO).

Essa é a rotina da Brenda Sanchez Leyton, doutoranda do PPGO. Brenda iniciou sua jornada acadêmica na Universidad de San Martin de Porres, em Lima, Peru. Durante sua graduação, teve a oportunidade de participar de um intercâmbio na PUCPR, uma experiência que a marcou profundamente.

“Essa foi uma das melhores experiências da minha vida, pois a Clínica Odontológica da PUCPR tem um fluxo grande de pacientes, então realizei muitos procedimentos sob a supervisão dos docentes da clínica, como restaurações diretas, clareamentos, cirurgias, entre outros. Eu percebi que os professores me deixavam com muita liberdade para planejar os tratamentos para os pacientes e depois, juntos, discutíamos qual seria o melhor caminho para tratar cada um dos casos clínicos. Como eu gostei tanto dessa experiência, eu decidi fazer meu mestrado na PUCPR, na área de Dentística Restauradora”, conta.

Processo seletivo e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Durante seu intercâmbio, Brenda descobriu o Programa e ficou impressionada com as oportunidades oferecidas aos alunos estrangeiros, como bolsas e isenções de mensalidade.

“Então a partir desse momento eu foquei em enriquecer meu currículo para poder conseguir a pontuação necessária para conseguir esse auxílio. Fiz o mestrado com taxa de isenção de mensalidade”, diz.

Ela explica que para entrar no PPGO precisou passar por duas etapas. A primeira consistia em uma prova escrita, na área de concentração de seu mestrado, no caso Dentística. Depois disso, a segunda etapa se tratava de uma entrevista com os professores.

No decorrer do mestrado, o que mais lhe chamou a atenção foi a diversidade de equipamentos disponibilizados pelo PPGO aos estudantes. Segundo Brenda, isso faz com que não seja necessário o deslocamento para outras instituições ou até mesmo outras cidades para realizar o projeto da dissertação de mestrado, como ocorre em outras instituições.

Rotina de uma doutoranda

Atualmente tanto o mestrado quanto o doutorado no PPGO da PUCPR acontecem por módulos, isto é, uma semana por mês. Na semana de módulo os alunos assistem a diversas matérias como Metodologia de Projetos, Seminários Clínicos, Escrita e Literatura Cientifica, entre outros.

“Fora das semanas dos módulos a gente consegue executar nossos projetos de tese e dissertação. No meu caso, eu estou realizando uma pesquisa clínica, que envolve atendimento e avaliação de pacientes”, explica.

Além disso, Brenda também destaca as práticas em docência, e matérias como Monitoria de clínicas e laboratório. “Essa foi uma das matérias que eu mais gostei durante minha trajetória no PPGO, pois eu vivenciei o dia a dia dos professores da PUCPR participando dos laboratórios de Dentística Pré-Operatória, e das Clínicas de Baixa e Média complexidade”, conta.

Dica de um veterano

Para aqueles que desejam seguir os passos de Brenda e ingressar em um programa de mestrado ou doutorado em Odontologia, ela oferece uma dica valiosa: esteja preparado para enfrentar desafios e aproveite ao máximo as oportunidades de crescimento profissional e pessoal que o programa oferece.

estudante do PPGO apresentando

“foi uma das melhores decisões que tomei na minha vida, cresci muito profissionalmente, mas também cresci como pessoa, enfrentando vários desafios e superando-os”, diz.

Ademais, ela ainda recomenda participar de programas de iniciação cientifica, apresentação de painéis em congressos e publicação de artigos em jornais. Segundo Brenda, isso ajuda muito a ter um currículo interessante para conseguir a chance de obter uma bolsa de estudos ou isenção de mensalidade.

Além da possibilidade de bolsas e isenções, o Programa de Pós-Graduação em Odontologia está com uma oportunidade de 30% de desconto para ingressantes de 2024. Que tal dar o primeiro passo para a sua carreira acadêmica?