Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Dicas de Carreira

Especialização em Odontologia: vale a pena?

Embora a profissão de dentista ainda seja considerada uma das melhores em relação a oportunidades e remuneração, o mercado é bastante competitivo no Brasil. O que poderia te ajudar a se destacar nesse meio é realizar uma especialização em Odontologia.

Ao todo, são 23 especializações dentro da área reconhecidas pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia). Mas, vale destacar que um campo que teve muito crescimento nos últimos anos foi o da Odontologia Estética, como implantes dentários e tratamentos que buscam aperfeiçoar o sorriso.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, houve um aumento de 300% na busca por tratamentos dessa natureza nos últimos anos. Outro dado importante para os profissionais que têm interesse em se aperfeiçoar, é o levantamento feito pelo CFO sobre especialidades odontológicas com mais cirurgiões-dentistas no Brasil. Confira:

  • – Ortodontia (28.242);
  • – Implantodontia (16.849);
  • – Endodontia (16.481);
  • – Prótese Dentária (12.397);
  • – Periodontia (10.114).

Apesar dos números altos, o mercado é grande e o desemprego na área é baixo, já que a demanda é alta.

E se em uma única especialização, você pudesse ter mais conhecimento em três dessas cinco área mais disputadas? Conheça o curso de Implante, Periodontia e Prótese da PUCPR.

Nesse curso de especialização em Odontologia, os estudantes poderão aprender técnicas para resolução estética e funcional de casos simples de próteses sobre implantes.

Mas afinal, qual é a diferença entre prótese e implante?

Resumidamente, a diferença entre prótese e implante é que a primeira substitui a parte visível do dente — a coroa, no caso. Já o implante traz, inclusive, uma nova raiz. No geral, ambas cumprem os mesmos objetivos: substituir um ou mais dentes perdidos, seja qual for o motivo.

especialização em odontologia

O especialista em prótese dentária tem a função de restaurar ou substituir o dente, tendo como foco principal garantir um maior conforto durante a mastigação, restaurar as funcionalidades tanto da boca quanto dos dentes, auxiliar na articulação da fala e, ao mesmo tempo, restaurar a estética natural do sorriso.

Já a implantodontia também é uma área que cresce com a evolução tecnológica. São muitas as pesquisas para desenvolver implantes e técnicas que buscam encurtar o tempo de cada procedimento, a qualidade dos materiais e aumentar o conforto dos pacientes.

Periodontia: qual a importância dessa especialização em Odontologia?

Periodontia é uma área da Odontologia voltada para a saúde das gengivas. Essa é uma região tão importante quanto os dentes, mas que costuma ser ignorada pelos pacientes.

curso de odontologia

Por isso, ele é muito requisitado por outros dentistas que costumam encaminhar o paciente antes de qualquer procedimento. Pois, independentemente do tipo de intervenção, o tecido gengival precisa estar saudável. Portanto, o periodontista será solicitado para verificar desde a saúde bucal do paciente até para realizar tratamentos de gengivite e periodontite.

E aí, já imaginou quantas oportunidades de carreira essa especialização em Odontologia pode te trazer? Faça já a sua inscrição aqui.

Agora, se você acha que ainda não está pronto para encarar uma especialização, dê uma olhada em nossos cursos de curta-duração:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *