Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Dicas de Carreira

5 especializações em Odontologia que você precisa conhecer!

O curso Odontologia é um dos mais procurados na hora de escolher uma faculdade, tendo hoje cerca de 560 mil profissionais no mercado, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO). Um dos pontos positivos da profissão é a diversidade das áreas de atuação que ela possui. Porém, para ter uma ótima colocação e garantir o destaque do seu currículo, uma especialização em odontologia faz toda a diferença. Ainda mais porque, dependendo da especialidade que você deseja seguir, é necessário fazer um curso de pós-graduação.

Especializações em odontologia

Mas, se você ainda não se decidiu sobre a sua carreira, nada melhor que conhecer as principais especializações em Odontologia. Entendendo melhor sobre cada uma destas especialidades, você pode escolher aquela que melhor se encaixa em seus planos futuros.

Foi pensando em ajudar os futuros dentistas, que preparamos este conteúdo. Conheça as principais possibilidades de especialização em Odontologia:

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

Esse curso costuma levar mais tempo do que a maioria das especializações em Odontologia — cerca de3 anos. Isso porque trata-se de uma especialidade mais elaborada, com objetivo de lidar com os traumas da face e dos ossos do crânio.

Nesse período, o profissional aprende sobre como corrigir deformidades dentofacial, lesões faciais, patologia, trauma facial, implantodontia e disfunção da ATM. Como você pode perceber, é a especialidade ideal para quem busca atuar com cirurgias mais complexas, tanto em ambiente ambulatorial como hospitalar.

Endodontia

Já a Endodontia se dedica à prevenção e tratamento das afecções da polpa dentária. Em outras palavras, é o dentista dessa área que faz canais dentários, além de atuar com a correção de trincas que comprometem a estrutura interior do dente, tratar infecções nas raízes e problemas de sensibilidade intensa. Esse profissional recebe a demanda de trabalho por procura direta do paciente ou indicação profissional de clínicos generalistas.

curso de odontologia

Essa especialização desenvolve a capacidade clínica voltada para a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, bem como selecionar e aplicar recursos terapêuticos precisos para a resolução de situações clínicas de diferentes graus de complexidade.

Harmonização Orofacial

Agora, para quem tem interesse em trabalhar coma área de Estética, a especialização em Harmonização Orofacial é uma opção. O profissional desta especialidade é um cirurgião-dentista capacitado para esse novo nicho do mercado da Odontologia, que vem crescendo significativamente e demandando atualização na mesma proporção.

No curso, o estudante ganha aptidão para realizar os procedimentos responsáveis por garantir o equilíbrio estético e funcional do sorriso da face.

Prótese Dentária

A Prótese Dentária é considerada uma área altamente técnica da Odontologia. Essa especialização prepara o profissional para realizar o diagnóstico, o planejamento e a execução de procedimentos laboratoriais e clínicos necessários para a confecção de Próteses Fixas, Próteses Removíveis, Próteses Totais Convencionais e Próteses sobre Implante.

protese dentaria

Esse profissional irá atender pacientes com as mais diversas necessidades, envolvendo todas as etapas, desde tratamentos mais simples até casos mais complexos.

Ortodontia

A Ortodontia é, provavelmente, a especialização mais popular da Odontologia, visto que ela conta com uma grande demanda de serviços. Isso significa que, quem gosta da área encontrará muitas oportunidades na carreira. Há a possibilidade do profissional abrir o próprio consultório especializado ou de prestar serviços ortodônticos em clínicas e redes de convênio odontológico.

O ortodontista é capacitado para instalar e fazer a manutenção dos aparelhos ortodônticos. Mas não é só isso, ele também é responsável por prevenir as deformações e supervisionar o desenvolvimento da dentição e do aparelho mastigatório.

Em termos mais técnicos: esse profissional pode também diagnosticar as irregularidades dos dentes que impedem seu funcionamento correto e fazer um planejamento sobre o tratamento ortodôntico.

Ainda não conseguiu decidir?

Se você ainda não se sente pronto para embarcar em uma especilaização em Odontologia, uma escolha interessante é fazer um curso de curta duração.

A PUCPR conta com o curso de extensão em Implante, Periodontia e Prótese, que abrange diversas áreas e capacita o cirurgião-dentista a diagnostica, planejar e executar reabilitação de casos em que há necessidade de reconstruções ósseas, manejo de tecidos moles e prótese sobre implante.

Além disso, o estudante terá a oportunidade de conhecer e estabelecer um networking com representantes de empresas mais renomadas no mercado atual de Implantodontia, Biomateriais e Materiais Odontológicos e laboratórios que prestam serviços de inovação e tecnologia, com escaneamento intra-oral, impressão 3D e cirurgias guiadas.

Esse curso é destinado ao profissional que ainda não definiu ou optou por não definir uma área de atuação específica, no entanto, busca uma atualização e quer aumentar o seu campo de atuação na clínica. Sendo um curso de curta duração que propiciará uma imersão na reabilitação de média complexidade“, explica o Coordenador do curso, Rogério Goulart da Costa.

Se identificou? Saiba mais sobre o curso e fique de olho na inscrições:

Depois de conhecer um pouco mais sobre as principais especializações em Odontologia, ficou bem mais fácil entender como profissão oferece muitas vertentes, não é mesmo? Saiba mais sobre essa área tão diversa e todas as possibilidades que a PUCPR oferece: