Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Ciência na Cozinha: conheça o prato Baião de Dois

O baião de dois nasceu no sertão do Ceará, sendo o casamento do arroz com o feijão fradinho. Além do queijo-coalho e a manteiga de garrafa também não podem faltar nesse autêntico prato nordestino.

O termo baião tem sua origem na dança típica da região e se popularizou quando o compositor cearense chamado Humberto Teixeira, fez uma parceria com o Rei do Baião, Luíz Gonzaga, com a música ‘Baião de Dois’.

Agora que sabemos um pouco mais sobre sua origem, que tal aprender a preparar um Baião de Dois? Para isso, contamos com a ajuda do chef Vavo Krieck, que é também professor do curso de Gastronomia da PUCPR.

Confira os ingredientes que você irá precisar:

• 150g de feijão fradinho
  • 100g de arroz agulhinha tipo 1
  • 20g de cebola
  • 30g de manteiga de garrafa
  • 50g de queijo coalho
  • 1 dente de alho roxo (opcional)
  • 60ml de nata fresca
  • Salsinha fresca
  • Sal refinado

Tudo pronto? Agora é só dar o play e bom apetite!

Este episódio faz parte do quadro “Ciência na Cozinha”, um programa de receitas da PUCPR que alia ciência, técnica e conhecimento para explorar a Gastronomia de forma encantadora e descomplicada. Inscreva-se aqui no canal da Universidade para não perder os episódios mensais.

É fascinado por esse universo gastronômico e deseja levar isso como profissão?