Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Habilidades do Futuro

Explorando o Futuro: A Nova Especialização em Neurociência e Educação

A neurociência é o campo responsável por explorar as particularidades do sistema nervoso central e periférico. Essa complexa rede permite realizar atividades que nos distinguem de outras espécies, como a realização de movimentos, a percepção sensorial e a construção de pensamentos, de acordo com o site Nexo.

Sua relação com a e Educação é fundamental para o século XXI, pois vivemos em uma era onde o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro pode transformar radicalmente a forma como os profissionais ensinam e como nós aprendemos. A neurociência fornece insights sobre como o cérebro processa informações, aprende e retém conhecimento, o que permite criar práticas pedagógicas mais eficazes, inclusivas e personalizadas. Portanto, integrar neurociência à educação não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para formar gerações futuras que possam pensar criticamente, inovar e colaborar em um mundo em constante mudança.

Pensando nisso e entendendo a urgência do mercado com profissionais que tenham conhecimentos nessas áreas, a Escola de Educação e Humanidades (EEH) da PUCPR oferta a mais nova especialização: Neurociência e Educação.

Neurociência e Educação na PUCPR

O curso se destaca pela profunda integração entre neurociência e práticas pedagógicas, tendo enfoque em como o entendimento do cérebro pode ser utilizado para aprimorar a aprendizagem e o comportamento em contextos educacionais. Planejado para ser prático e aplicável, o curso adota uma abordagem inovadora que vai desde a neuroplasticidade até o uso de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, para personalizar o aprendizado.

Além disso, essa especialização conta com professores renomados, como a professora Marta Relvas, referência nacional na área de neurociência aplicada à educação; sua atuação no curso traz uma perspectiva aprofundada e prática sobre como a neurociência pode transformar práticas pedagógicas, especialmente em áreas como transtornos de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. Marta Relvas é membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e autora de diversos livros que exploram a interface entre neurociência, aprendizagem e desenvolvimento humano.

A especialização aborda disciplinas com temas atuais e relevantes para a prática, como “Estratégias de Ensino e Aprendizagem Baseadas no Cérebro”, que oferece métodos práticos para alinhar o ensino com o funcionamento cerebral; “Neurobiologia das Emoções e da Aprendizagem”, que explora como as emoções impactam a capacidade de aprender; “Neuroética na Educação”, que aborda as implicações éticas do uso da neurociência na educação.

Além dessas disciplinas, em “Desafios e Estratégias para Altas Habilidades e Superdotação”, ocorrerá a capacitação dos educadores para identificar e desenvolver estratégias eficazes para o trato com estudantes com altas habilidades, garantindo sejam desafiados e apoiados de maneira adequada. Já em “Compreendendo e Apoiando Estudantes com Autismo”, é oferecida uma abordagem neurocientífica para entender o espectro do autismo. Ela discute estratégias pedagógicas adaptadas para que os educadores criem um ambiente de sala de aula que apoie o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes com transtorno do espectro autista (TEA).

Por que realizar a especialização na PUCPR?

Além de a PUCPR ser uma instituição reconhecida por sua excelência acadêmica e inovação, especialmente na intersecção entre tecnologia e humanidades, é reconhecida como a melhor Universidade privada do Paraná e a 3ª melhor instituição privada do país, de acordo com o Times Higher Education (THE). O curso de Neurociência e Educação da PUCPR é respaldado por uma tradição de ensino de qualidade e está alinhado com as demandas atuais, oferecendo uma formação robusta e atualizada. A universidade oferece suporte contínuo aos estudantes, desde o início do curso até a aplicação prática dos conhecimentos, garantindo que os egressos estejam prontos para liderar inovações no campo da educação.

A PUCPR pensa no melhor para o seu estudante, por isso essa especialização tem o formato on-line ao vivo, oferecendo flexibilidade sem comprometer a interação e o aprendizado colaborativo.

Ficou interessado/a nessa nova especialização da EEH? Acesse o link abaixo e descubra sobre: os professores e as professoras, disciplinas, datas de aulas e mais sobre a especialização.

Conheça outras especializações

A EEH tem diversas opções de curso, por isso, listamos algumas das ofertas:
– Design Educacional: Criatividade, Inovação e Tecnologias
– Direitos Humanos e Políticas Públicas para Infâncias e Juventudes