Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Guia de Profissões

A importância das Soft Skills dentro da sala de aula e no dia a dia

Tem sido uma tendência do mercado de trabalho valorizar habilidades que nós poderíamos chamar de “extremamente humanas e sociais” ou, em outras palavras, o mercado tem buscado profissionais que possuem habilidades comportamentais. E por que não? Já que uma parte expressiva dos nossos dias estão relacionadas ao nosso trabalho.

Na área das Humanidades isso não poderia ser diferente. É próprio do nosso intuito aprofundar temas que estão presentes em diversas profissões e em vários ramos de atividades de trabalho que são relevantes para a nossa experiência de vida e da nossa formação profissional. Trazer o tema “soft skills” à tona, no âmbito acadêmico, possibilita à Universidade exercer um dos seus importantes papéis junto à sociedade que é o de dialogar SOBRE as mudanças ocorridas ao longo do tempo e dialogar COM essas mudanças.

Como na Escola de Educação e Humanidades da PUCPR estamos antenados com os sinais dados pela sociedade, as nossas matrizes dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado abrem espaço em várias disciplinas para pensar, refletir e praticar as soft skills.

Você já percebeu o quanto a área da docência requer habilidades que vão além da técnica e do domínio do conteúdo? Parou para pensar que professores(as) são gestores(as) dentro de uma sala de aula? Que é preciso desenvolver a habilidade de gerir o tempo?

Do professor se espera a habilidade de se comunicar bem e de forma eficaz, também se espera que saiba se organizar e planejar suas aulas, conteúdos e atividades na perspectiva de diferentes metodologias.

E os bacharéis da área de humanidades? São profissionais das áreas de Serviço Social, Teologia, Filosofia, História e Ciências Sociais espalhados pela sociedade em empresas, ONGs, institutos, museus, arquivos, empresas de consultoria, empresas de pesquisa, entidades de caráter social, Igrejas, pastorais, entre outros. São muitos os campos de trabalho que, para além da sua imensa relevância social, lidam com pessoas no seu dia a dia.  Da mesma forma como na Licenciatura, as soft skills são necessárias e bem-vindas, não só as que já comentamos, mas outras como: flexibilidade, escrever bem e a disposição de colaborar.

Mas e a Empatia? Uma das soft skills mais apreciadas pelo seu valor emocional. Quando temos a oportunidade de entender o outro pelo seu olhar, isso nos torna pessoas mais humanizadas e preparadas para lidar com imprevistos, mudanças de planos no trabalho ou de perspectiva. Existe algo melhor do que poder ver uma mesma situação sob diferentes pontos de vista? A empatia nos traz esse aprendizado.

A Inteligência Emocional e Bons Relacionamentos Interpessoais são mais soft skills apreciadas no mercado de trabalho…. na verdade, em todas as áreas da nossa vida, não é mesmo?

Quer saber mais sobre tudo isso na prática? Venha estudar conosco em nossos cursos de Licenciatura e de Bacharelado e fazer parte de uma das mais prestigiadas Universidades do país!

Para deixar o gostinho de quero mais, abaixo citamos algumas disciplinas que temos na Escola de Educação de Humanidades da PUCPR e que consideram as habilidades de comportamento em sua dimensão:

– COMPETÊNCIAS DIGITAIS E CRIATIVIDADE
– AUTOCONHECIMENTO E CUIDADO
– PESQUISA EM PERSPECTIVA
– RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
-ORATÓRIA E EXPRESSÃO

#HumanidadesEmAlta

Fiquem ligados(as) nos próximos conteúdos que teremos no Blog da Escola de Educação e Humanidades.

Créditos: Profª. Etiane Caloy