Marketing | PUCPR

Notícias

Prof. Rogério Cavaleski ministra palestra sobre Práticas de Consumo Sustentável como pauta para o discurso publicitário na PUCPR

No dia 17 de Abril, o professor Rogério Cavaleski realizou uma palestra no auditório Gregor Mendel da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O evento, que contou com a participação dos alunos dos cursos de graduação em Marketing do 1º ao 7º período, foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da PUCPR.

A palestra abordou um tema de extrema relevância: as práticas de consumo sustentável como pauta para o discurso publicitário. Com o crescente investimento das corporações em ações de transformação social aliadas à sustentabilidade, essas práticas têm influenciado a indústria publicitária. O professor Rogério Cavaleski questionou se os objetivos da publicidade contemporânea são motivados por um altruísmo genuíno ou se tratam de um oportunismo mercadológico pontual. O intuito foi explorar como atitudes benévolas por parte das empresas podem gerar efeitos sobre o consumo de produtos e serviços, bem como repercutir no capital social e simbólico das marcas.

O Prof. Rogério Cavaleski possui uma vasta formação acadêmica, incluindo pós-doutorado em Conteúdo de Marca pela Universitat Pompeu Fabra, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestrado em Comunicação e Linguagens pela UTP e graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela PUC-PR. Atualmente, ele atua como professor associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Além disso, é líder do Grupo de Pesquisa Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo (PPGCOM/UFPE) e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo (PPGCOM/ESPM). Sua expertise no assunto proporcionou aos alunos uma perspectiva atualizada e aprofundada sobre as práticas de consumo sustentável e sua relação com a publicidade.

Essa palestra é mais um exemplo da parceria entre os cursos de graduação e os programas de mestrado e doutorado da PUCPR. A colaboração entre essas instâncias acadêmicas é essencial para enriquecer o conhecimento dos alunos e promover uma formação abrangente e qualificada. A troca de experiências e o diálogo entre os professores e estudantes contribuem para a ampliação dos horizontes acadêmicos e o desenvolvimento de pesquisas e projetos inovadores.

O Departamento de Marketing da PUCPR agradece ao Prof. Rogério Cavaleski pela enriquecedora palestra e ressalta a importância de eventos como esse para a formação dos futuros profissionais de marketing.