Marketing | PUCPR

Ativações de marca em eventos esportivos (TCC)

Os alunos de Marketing Pedro Gilouski, Melissa Pasqualli e Beatriz Sgarbi sob a orientação da professora Deborah Tazima produziram o trabalho de conclusão de curso com o tema de “Ativações de marca em eventos esportivos” onde observaram a indústria esportiva e analisaram como que os esportes e participantes deste esporte se posicionam em relação a utilização das marcas e qual a importância essas marcas têm para contribuir dentro desta indústria. No trabalho que os alunos fizeram a Fórmula 1 foi utilizada como exemplo de como as marcas influenciam no funcionamento do esporte e como elas são desenvolvidas para terem a maior visibilidade de acordo com o desenvolvimentos dos carros, e dos próprios pilotos Algo que se estende para outras modalidades e outros esportes, com a finalidade de entender como patrocinadores e as marcas são importantes esportivamente, bem como esportivamente, explicando como funcionam as negociações dessas marcas com atletas e chefes de equipe e projeta futuras marcas que tendem a aparecer e como os esportes, por conta das marcas tendem a se tornarem mais espetaculares, mais pirotécnicos para atrair mais público por conta dessas marcas.

Durante a pesquisa que foi feita para compreender o consumidor de esporte, a faixa etária e onde este consumidor mais acompanha os eventos, foi possível detectar que a grande maioria deles acompanha os esportes dentro de casa, e com a família ou familiares.  Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos entrevistados se alimenta enquanto acompanha os eventos esportivos, mas uma boa quantidade também utiliza as redes sociais, além de trocar conversas com amigos. Bem como quais os esportes que são assistidos de forma integral. O resultado é de 42% dos entrevistados confirmando que consome produtos relacionados ao esporte que acompanha, demonstrando assim a força, eficácia e importância da boa utilização das marcas nos campeonatos.