Escola Politécnica

Sistemas de Informação: tudo sobre o curso e a profissão

No curso de Sistemas de Informação, os estudantes aprendem sobre TI, negócios e resoluções de problemas. Além disso, adquirem conhecimentos em áreas como programação, banco de dados, redes de computadores, segurança da informação, análise de sistemas, gestão de projetos e governança de TI.

Através desses conhecimentos, estarão preparados para gerenciar sistemas de informação em diferentes contextos organizacionais.

Mas o que é sistema de informação?

Sistema de informação é um conjunto composto por pessoas, tecnologias e processos que trabalham juntos para gerenciar informações dentro de uma organização. São como “cérebros” que ajudam as empresas a lidar com dados de forma inteligente e estratégica. Podem ser usados em vários setores de uma organização, como contabilidade, recursos humanos, marketing, produção e logística.

Um exemplo prático é o sistema de gerenciamento de estoque de lojas. Este sistema pode ser formado por um banco de dados para armazenar informações sobre os produtos em estoque, um software para rastrear as vendas, o estoque disponível e uma rede em que os funcionários acessam essas informações em tempo real.

Como é o Curso de Sistemas de Informação na PUCPR?

O foco do curso de Sistemas de Informação na PUCPR é em desenvolvimento de softwares e aplicativos, utilizando linguagens de programação que estão totalmente alinhadas às exigências do mercado.

É o único do Brasil que oferece uma trilha exclusiva de desenvolvimento de aplicativos mobile na graduação com iOS, Android e frameworks.

Um grande diferencial da Universidade é o laboratório de metodologias ativas, equipado com notebooks para desenvolver as atividades essenciais no processo de aprendizagem.

O curso tem duração de quatro anos e possui em sua matriz curricular, disciplinas práticas e interativas como:

• * Trilha de programação Back-End (incluindo Cloud Computing)
  • * Inteligência Artificial
  • * Trilha de Mobile (incluindo iOS)
  • * Segurança da Informação
  • * Trilha de Engenharia de Dados (incluindo Data Analytics)
  • * DevOps (desenvolvimento e operação de sistemas)
  • * Trilha de programação Front-End
  • * Empreendedorismo e Inovação

O que faz uma pessoa formada em Sistemas de Informação?

Mulher desenvolvedora programadora analista de sistemas de informação.
Foto de Christina Morillo

Uma pessoa com esta formação pode trabalhar como:

– Analista de Sistemas

– Engenheiro de Software FullStack;

– Desenvolvedor Front-End (Dev Web);

– Engenheiro DevOps;

– Desenvolvedor Back-End;

– Engenheiro Cloud;

– Desenvolvedor de aplicativos móveis (iOS e Android – Dev Mobile);

Para se destacar na área de computação, é importante estar em constante aperfeiçoamento das habilidades técnicas e atualizações tecnológicas. Ter conhecimento em inglês é essencial, pois a maioria das linguagens de programação utiliza esse idioma e para conquistar oportunidades no exterior, se for de sua vontade.

Habilidades comportamentais (soft skills), também são importantes e vistas como diferenciais. Pensando nisso, temos uma disciplina exclusiva de Desenvolvimento de Carreira, ofertada desde o 1º período, para ajudar a desenvolver suas habilidades. Isso você só encontra aqui na PUCPR!!

Como é o mercado de trabalho?

Está cada vez mais aquecido e em expansão. No Brasil, uma pessoa formada em Sistemas de Informação, trabalhando como Analista de Sistemas, ganha em média R$ 4.500,00. Já um Desenvolvedor iOS recebe cerca de R$ 12.000,00 mensais.

Porém, no exterior, Desenvolvedores Mobile têm um salário médio de US$ 134.000,00 anuais, ou seja, cerca de 12 mil dólares mensais.

Viu como o inglês é importante para você conseguir uma posição como essa fora do Brasil?

Gostou do conteúdo? Leia mais no nosso blog.