Escola Politécnica

Inovação

OrthoPETica: tecnologia para reabilitação e mobilidade animal

Uma equipe do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM), está desenvolvendo um trabalho muito especial, chamado OrthoPETica.

O projeto surgiu da demanda do cirurgião veterinário que compõe a startup, de desenvolver uma placa de fixação de fratura que fosse mecanicamente resistente, biocompatível e de baixo custo. Após muita pesquisa, escolheram alguns polímeros com essas características e que pudessem ser produzidos por manufatura aditiva, popularmente conhecida como impressão 3D.

O foco dessa iniciativa está no desenvolvimento e criação de implantes ortopédicos para PETs por impressão 3D, utilizando polímero bioabsorvível, isto é, que seja absorvido pelo organismo sem gerar danos aos tecidos em contato com o implante, para substituir o uso de pinos e placas de metal utilizadas no processo tradicional, trazendo redução de custo e aumento da qualidade de vida dos pacientes.

Além disso, esses implantes personalizados eliminam a necessidade de uma segunda cirurgia após a cicatrização, ao contrário dos implantes metálicos, que devem ser removidos alguns meses depois. Sua customização também simplifica o procedimento cirúrgico, acelerando-o e reduzindo os riscos envolvidos.

Esse projeto é apoiado pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (SPInE), está sendo mentorado pelo Programa Evolution da Hotmilk e conquistou 3º lugar geral no Programa Centelha, conduzido pela Fundação Araucária.

As participações nesses programas têm o objetivo de educar a equipe na área de gestão de negócios, entender como avaliar e abordar o mercado, atrair investimento para colocar a empresa em funcionamento, desenvolver uma estratégia de marketing e conscientização dos usuários, além de estimular a criação de parcerias com clínicas e hospitais veterinários.

Enquanto isso, a equipe está fazendo os primeiros MVPs (placas de fixação de fratura customizadas), validação através de ensaios in vivo com ovelhas da Fazenda Experimental Gralha Azul da PUCPR (FEGA) e até reconstrução de mandíbula de cachorro que foi atingido por um rojão.

É a ciência a favor da vida!

Integrantes da startup Orthopetica que desenvolve próteses para animais em impressão 3D

A startup OrthoPETica é composta por: Prof. Paulo Soares, Prof. Cesar Neitzke, Sara Blunk e Tarciana Toscano – Doutorandas do PPGEM, Bruno Pereira – Pós-Doutorando do PPGEM e Prof. José Ademar Villanova.

Ao estudar na Escola Politécnica da PUCPR, você pode fazer parte de iniciativas como essa!