Escola Politécnica

Cidades sustentáveis: uma construção para o futuro!

Um dos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030 é contribuir para o desenvolvimento sustentável de cidades e comunidades no Brasil e no mundo.

Para entendermos melhor do que se tratam estes objetivos, precisamos entender o papel da ONU. Ela nasceu após as duas grandes guerras mundiais com o intuito de evitar novos conflitos e promover a paz entre os povos, traçando objetivos que dizem respeito à fome, segurança, direitos humanos e educação.

Na última reunião da organização, em 2022, foram definidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) para 2030, sendo que um deles aborda o tema de soluções sustentáveis para cidades e comunidades no Brasil e no mundo.

Além de buscar materiais alternativos para construção, por exemplo, a intenção é tornar esses lugares mais seguros, com água e esgoto encanados com destino correto, melhor iluminação, proporcionar espaços acessíveis e inclusivos para pessoas com deficiência, oferecer moradia digna a pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outros.

Essa preocupação está ligada a outro ODS: ação contra a mudança global do clima. As cidades são muito poluentes, crescem sem planejamento, exploram recursos naturais e afetam o meio ambiente.

Na COP-27 (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima), realizada em 2022, foi reafirmado o compromisso internacional de implementar estratégias que reduzam a emissão de gases de efeito estufa, para limitar a temperatura do planeta em 1,5ºC.

Como a PUCPR pode contribuir com este objetivo da ONU?

O Grupo Marista e a PUCPR têm entre seus valores, a sustentabilidade, promovendo o uso de energias renováveis, gestão de resíduos químicos, coleta de esponjas, reciclagem de papéis, destinação correta de óleos, lâmpadas, entre outras iniciativas.

Para contribuir com uma sociedade mais alinhada às pautas ambientais e climáticas, a PUCPR também oferece cursos nessas áreas, como a Pós-graduação em Cidades e Construções Sustentáveis, que alia o conceito de sustentabilidade a soluções tecnológicas, para tornar as cidades e construções cada vez mais inteligentes e eficientes.

Além disso, atende à demanda de profissionais que atuam na gestão e construção de cidades e que buscam soluções inovadoras, inteligentes e integradas, a fim de trazer benefícios à população.

Ilustração representa uma cidade sustentável com energia renovável

O que você vai estudar na Pós-graduação em Cidades e Construções Sustentáveis?

• – planejamento urbano
  • – gestão de águas e resíduos
  • – mobilidade das cidades
  • – novas tendências e outras formas de energia
  • – conceitos fundamentais das construções sustentáveis
  • – certificações ambientais
  • – conforto e eficiência energética
  • – materiais e tecnologias eficientes
  • – design verde
  • – automação de edifícios

As aulas são no formato on-line ao vivo. Isso permite que o estudante possa estudar de onde estiver e ter contato com professores altamente capacitados.

O curso é destinado a:

• – profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos e se especializar em cidades e construções sustentáveis
  • – profissionais que atuem ou queiram atuar nos setores público ou privado, no planejamento e gestão de cidades e/ou desenvolvimento de construções sustentáveis
  • – engenheiros, arquitetos e pessoas envolvidas com organizações do terceiro setor

Confira o que diz Viviane Ferreira Mendonça, estudante da turma atual:

“O curso de Pós-graduação Cidades e Construções Sustentáveis contribui muito para a capacitação profissional. Ele abre a sua mente, te deixando apto para entender os aspectos da sustentabilidade e os desafios para os próximos anos, principalmente no que se refere às cidades e construções sustentáveis, afinal, para construí-las é preciso pensá-las, não apenas do ponto de vista econômico e social, mas também do ambiental.”

Venha fazer parte dessa mudança!

Formato das aulas: online, ao vivo
Modalidade: EAD
Início das aulas: 29/07/2023
Duração: 18 meses
Periodicidade: quinzenal
Aulas aos sábados, das 8h às 17h
Mensalidade: R$ 450,00

Se você gosta do assunto, conheça também a Pós-graduação em Energias Renováveis.