Escola Politécnica

Pós-graduação

Inteligência Artificial e Robótica Móvel aplicados ao setor industrial 

Estamos vivendo uma nova era! Estão sendo desenvolvidos e pesquisados, no mundo todo, robôs capazes de executar as mais diversas tarefas no lugar de pessoas, como: inspeção em locais perigosos, atividades domésticas, lavar e dobrar roupas, robôs mordomos, entre outros.  

Mas é na indústria que eles possuem uma importância significativa. Robôs executam tarefas repetitivas fazendo como que as pessoas possam focar em tarefas importantes. Robôs móveis são utilizados para transporte de carga, monitoramento e inspeção, digitalização do chão de fábrica, entre muitas outras atividades.  

Inteligencia artificial e robotica movel aplicados ao setor industrial pucpr pos graduacao
Image By freepik

Qual a diferença de robôs móveis para robôs fixos?  

Robôs fixos, como braços robóticos, executam ações pré-programadas de movimentação, pois sempre irão atuar no mesmo espaço. Desta forma, a sua programação consiste em técnicas de controle para que ele consiga chegar até o ponto desejado em seu espaço de trabalho.  

robôs móveis andam livremente pelo ambiente. Desta forma a sua complexidade é maior em relação aos robôs fixos. O robô móvel precisa saber onde está a todo momento, ser capaz de executar ações de locomoção e interagir com o ambiente, desviando de obstáculos por exemplo. 

Desta forma, para que ele possa executar a ação de transporte de matéria prima em uma fábrica, ele precisa ser capaz de ir do ponto A ao ponto B de forma autônoma, baseando-se única e exclusivamente nos dados de seus sensores e no algoritmo desenvolvido.  

Onde a IA entra na robótica móvel? 

A IA está modificando todas as áreas do conhecimento e, juntamente com a robótica, estão transcendendo do mundo virtual para o real, onde robôs com IA avançada podem tomar as suas próprias decisões e agir no mundo físico! 

A IA é utilizada na robótica móvel industrial para a identificação de padrões, como por exemplo:

  • – identificação de objetos pelos sensores do robô;
  • – criação de algoritmos de controle inteligente, onde o robô interage com o ambiente para tomar a sua decisão;
  • – otimização de processos, em que o robô pode utilizar algoritmos de aprendizado de máquina para definir qual o melhor caminho visando máxima eficiência;
  • – interação entre robô e humano, com base em algoritmos de linguagem natural.  

O que será visto no curso? 

O curso tem como base o Robot operating System (ROS) em sua versão 1 e 2.

O ROS é um framework que permite desenvolver algoritmos para robôs, móveis, seguindo um padrão, que está sendo cada vez mais utilizado por toda a comunidade acadêmica e também industrial.  

É o mesmo framework utilizado em carros autônomos. Permite desenvolver soluções em C/C++ ou Python. Robôs comerciais fixos possuem uma linguagem de programação proprietária desenvolvida pelo fabricante. Não é o objetivo deste curso estudar estas linguagens.  

Além do ROS, será estudada visão computacional para a identificação de objetos, aprendizado de máquina para o processamento de dados de sensores e ações de controle, controle avançado para entender como um robô móvel se comporta no ambiente, multirobôs – técnicas de programação e comunicação entre múltiplos robôs – e muito mais.

A quem se destina esta Pós-Graduação?

O Curso de IA e Robótica Móvel da PUCPR é destinado a profissionais que atuam ou desejam atuar na indústria, formados em áreas de engenharia, computação e áreas relacionadas.

Confira a ementa completa aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *