Escola Politécnica

Engenharia de Computação

O que é Engenharia de Computação?

Estudantes e professor durante aula prática de Engenharia de Computação - Escola Politécnica da PUCPR

A Engenharia de Computação é conhecida tradicionalmente como a ciência que projeta hardware, ou seja, computadores, periféricos (mouse, teclado, etc.), incluindo dispositivos de comunicação. Mas não é só isso.

O Curso de Engenharia de Computação forma profissionais multidisciplinares capazes de atuar também com software, automação industrial, robótica, placas, circuitos, redes de computadores, redes de sensores, sistemas embarcados e muito mais. Além disso, o engenheiro de computação desempenha papel importante no planejamento, execução e controle de projetos, direcionando corretamente suas equipes.

Como é o curso de Engenharia de Computação na PUCPR?

O curso de Engenharia de Computação da PUCPR tem cinco anos de duração e algumas matérias estudadas são:

— Arquitetura de Computadores

— Eletrônica

— Microprocessadores

— Criação de Softwares

— Análise de Algoritmos

— Automação de Processos

— Inteligência Artificial e Computacional

— Disciplinas de ciências exatas (física, química, matemática, lógica).

Após a conclusão do curso, o egresso tem o direito de obter o registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), para exercer a função de forma regularizada.

É importante manter-se atualizado em relação às plataformas, linguagens de programação e ao mercado em geral, pois a tecnologia muda o tempo todo e muito rapidamente.

Além das habilidades técnicas, as competências interpessoais também são valorizadas e consideradas vantagens competitivas. Ter espírito empreendedor, habilidades de gestão de projetos, capacidade de se autogerenciar e ser um bom comunicador, são extremamente úteis para o sucesso na carreira profissional.

Como é o mercado de trabalho?

É um mercado em constante crescimento com muitas possibilidades de atuação, podendo trabalhar como desenvolvedor de sistemas embarcados, projetista de hardware, cientista de dados, gerente de desenvolvimento de software, desenvolvedor mobile, gerente de projetos, CTO de empresas, diretor de engenharia, gerente de inovação, engenheiro de sistemas, de software ou de IoT (internet das coisas).

Empresas de TI, serviços financeiros, telecomunicações, startups, indústrias automobilísticas e farmacêuticas, são alguns dos setores que contratam engenheiros de computação. Esse profissional também pode atuar como professor de ensino superior, pesquisador acadêmico, consultor de TI ou empreendedor.

Uma pessoa formada em engenharia de computação ganha entre 5 e 10 mil reais no Brasil.

Já pensou em trabalhar no exterior? Assista o vídeo abaixo e conheça a trajetória do alumni Nelson Andrade que conquistou uma carreira internacional.