Escola Politécnica

Graduação

Por que é uma boa escolha estudar Ciência da Computação?

estudantes durante uma aula de ciência da computação

Com o constante avanço da tecnologia, a demanda por profissionais de tecnologia só cresce. Se você gosta desta área e deseja impactar a vida das pessoas de forma significativa, o curso da Ciência da Computação pode ser pra você! Continue lendo.

O que é Ciência da Computação?

É um curso que tem como foco desenvolvimento de softwares, estudo de linguagens de programação, criação de novas aplicações, automatização de soluções digitais, levando em consideração aspectos como inteligência, segurança, estabilidade e performance. Além disso, o curso estimula a pesquisa e o desenvolvimento trazendo inovação para a sociedade.

O curso de Ciência da Computação da PUCPR, tem duração de quatro anos e algumas das matérias estudadas são:

• – Ciência de Dados
  • – Realidade Virtual
  • – Segurança da Informação
  • – DevOps (desenvolvimento e operação de sistemas)
  • – Computação em Nuvem
  • – Inteligência Artificial
  • – Aprendizagem de Máquina – Sistemas Ciberfísicos

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho sempre é aquecido, visto que o mundo de hoje e o futuro estão totalmente ligados à tecnologia, uso de aplicativos, automação por meio da Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), experiências personalizadas e consequentemente, à necessidade de proteção de dados de usuários e empresas.

O salário de um profissional da área da Ciência da Computação varia entre 5 e 10 mil reais.

Outro ponto interessante, é a oportunidade de trabalhar fora do Brasil ou trabalhar no Brasil para empresas internacionais, ganhando em dólar ou euro.

O que faz uma pessoa formada em Ciência da Computação?

O profissional pode atuar como gerente de desenvolvimento, gerente de projetos, CTO de empresas, gestor de TI, pesquisador em computação, gerente de inovação, desempenhando funções de desenvolvedor de softwares e aplicativos, implementação e gestão de sistemas computacionais, analista de ciência de dados e desenvolvedor de sistemas inteligentes.

Independente da área de atuação, é exigido de um profissional da computação o constante aprimoramento de suas habilidades técnicas e atualizações tecnológicas, sendo que o inglês é um requisito básico.

Habilidades comportamentais (soft skills) também são importantes e vistas como diferenciais. Criatividade, liderança, trabalho colaborativo, empreendedorismo, planejamento e comunicação, ajudam muito na carreira profissional.

Como é estudar na PUCPR?

No vídeo abaixo, os estudantes contam como é, para eles, fazer Ciência da Computação na PUCPR. Beatriz dá uma dica de ouro de outra soft skill importantíssima neste campo de atuação. Confira!