Escola Politécnica

Por dentro do curso

O que é topografia e qual é a sua importância na Engenharia civil?

Quando falamos em engenharia civil, o que vem à sua cabeça? Talvez muitas opções e realmente o curso de Engenharia Civil é bastante amplo, prepara o estudante para atuar em diversas áreas e abre portas para o empreendedorismo.

Este curso possibilita que o estudante transfira ideias do papel para o mundo real, em forma de produtos que transformam nossa paisagem, sendo capaz de projetar, executar e gerenciar desde projetos menores até grandes inovações.

Costumamos pensar no segmento dividido em seis grandes áreas de atuação, sendo elas:

• 1. Construção Civil
  • 2. Estruturas
  • 3. Hidráulica
  • 4. Saneamento e Meio Ambiente
  • 5. Transportes
  • 6. Geotecnia

E se tem algo muito importante, usado nesses diferentes segmentos é a topografia.

O que é topografia?

Do grego topographía, significa “descrição de um lugar”. É uma ciência que trata de descrever características de um terreno, sendo essencial para o planejamento e gestão de projetos. É uma das principais ferramentas do engenheiro civil para realização de diversas atividades.

Ela é responsável por analisar e mensurar o terreno, observando as elevações, declividades e obstáculos. Por meio dela, é possível determinar os pontos de melhor aproveitamento do terreno, assim como planejar e executar projetos de construção civil, obras de infraestrutura, instalação de rede de água, esgoto, sistema viário, entre outros.

Por isso, é uma disciplina indispensável na grade curricular do curso da PUCPR.

Como é uma aula dessa disciplina?

É uma aula que possui teoria e prática em laboratório e em campo. Nessa matéria os estudantes aprendem, entre outras coisas:

• – Equipamentos topográficos e sua aplicação em diferentes situações.
  • – Planimetria: medição de áreas, leitura de mapas topográficos, escala cartográfica, coordenadas geográficas.
  • – Altimetria: medição de alturas, curvas de nível, levantamento topográfico.
  • – Desenho topográfico: representação de terrenos em mapas e plantas.
  • – Cálculos de áreas, volumes e distâncias.

Em campo, são feitas coletas de dados, medindo as distâncias dos elementos contidos no terreno (poste, placa, tampa de bueiros, meio fio etc.), elaborando um croqui com levantamento desses elementos.

Professor orienta alunos durante uma aula em campo de topografia do curso de engenharia civil da PUCPR

Alunos fazendo medição durante aula prática de topografia do curso de engenharia civil da PUCPR

quadro negro com exercícios da aula de topografia de engenharia civil PUCPR

Com esses dados, os estudantes vão ao laboratório elaborar uma planta topográfica manualmente. Em seguida, refazem os procedimentos com outros instrumentos para inserir novos elementos, para então apresentar uma planta topográfica com memorial descritivo do terreno em estudo.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o curso de Engenharia Civil aqui da PUC? Você pode agendar e participar de uma aula como esta. É só enviar um e-mail para a Coordenação do curso.

Acompanhe o blog da Escola Politécnica e fique por dentro do que acontece por aqui!