Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Notícias EMCV

Professores da PUCPR visitam Hospital Dermatológico Sanitário do Paraná

Professores do curso de Medicina da PUCPR visitam o Hospital Dermatológico Sanitário do Paraná. Lá, os coordenadores Camila Ament e Jean Tafarel, acompanhados do professor e dermatologista, Caio Castro, puderam conhecer toda a estrutura e história da instituição que é referência no tratamento de hanseníase no Paraná.

Criado inicialmente para o tratamento de pessoas acometidas pela doença, na época conhecida como “lepra”, o  Hospital chegou atender cerca de 1.300 pacientes simultaneamente, numa área de mais de 20 alqueires, com edificação de mais de 20.000m².

O tratamento era feito por meio do isolamento compulsório. O local funcionou como uma cidade independente, onde contava com igreja, prefeitura, correio, cinema, mercado, cadeia e residência de pacientes e funcionários.

Quase cem anos depois, o Hospital o oferta atendimentos na área da dermatologia, hansenologia e atenção especializada com estomoterapeuta no cuidado com feridas. São realizadas consultas médicas especializadas em dermatologia, hanseníase, vascular e cardiologia; pequenos procedimentos cirúrgicos e biópsias; reabilitação com fisioterapeutas e terapeuta ocupacional, além de atividades com equipe multiprofissional (enfermagem/psicologia/serviço social e nutrição).

Além de conhecer a estrutura do complexo, o objetivo da visita é considerar para o futuro uma parceria entre as duas instituições, ampliando ainda mais a área de atividades práticas dos estudantes do curso de Medicina da PUCPR.