Escola de Medicina e Ciências da Vida | PUCPR

Comunidade

Professor Visitante aborda tema de Bioética em Cuidados Paliativos

Durante esta semana (de 07 a 12 de agosto), a PUCPR conta com a visita do professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Bioética Dr. Carlo Leget, da University of Humanistic Studies, em Utrecht – Holanda, na qual o professor é titular da cadeira de Ética do Cuidado.

Dr. Leget é um pesquisador de referência na Europa, criador do Modelo Diamante de Cuidado Espiritual, uma ferramenta para a prática do cuidado espiritual/existencial de pessoas em Cuidados Paliativos. Essa proposta de cuidado tem sido largamente utilizada em vários países da Europa, tendo sido transformada, inclusive, numa ferramenta para uso dos profissionais da Saúde, o “Utrecht Symptom Diary-4” (USD – 4D). A USD-4D é utilizada para avaliar e monitorar sintomas e necessidades nas dimensões física, psicológica, social e espiritual e para otimizar a comunicação entre pacientes e cuidadores.

Dr. Leget colabora também com o Programa de Pós-Graduação em Teologia. Na qualidade de professor visitante de nossa instituição, Dr. Carlo Leget estará ministrando, em conjunto com a profs. Mary Rute Esperandio e Renato Franco, o curso “Spirituality and Health – Care Ethics: theory, practice, and research”, que será atendido por discentes dos programas de Bioética, Teologia e outras pessoas interessadas no tema e em se matricular em nossos Programas.

Docentes de nossos Programs desenvolvem pesquisas em conjunto com o Dr. Leget e ele atua também como coorientador de discentes da PUCPR. Sua experiência tem contribuído grandemente com a pesquisa no campo do cuidado ético em nossa universidade, ao mesmo tempo em que ele leva, de sua estadia entre nós, aprendizagens de natureza acadêmica e cultural. O contato com pesquisadores/as brasileiros/as contribui para o refinamento de seus estudos nesse campo, ao mesmo tempo que o conhecimento de nossas particularidades culturais favorecem, como ele próprio afirma, a expansão de seu “espaço interior” – metáfora que ele usa para se referir às questões existenciais e espirituais da subjetividade humana. Os estudos em parceria com docentes e coorientações a discentes redundam numa colaboração efetiva do acordo assinado entre as duas universidades e já em curso nos últimos 5 anos. Além disso, sua instituição está aberta a receber discentes interessados/as em intercâmbio acadêmico.