Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Habilidades do Futuro

Psicopedagogia

Conheça mais sobre esse profissional e sobre o mercado de trabalho

A importância de uma graduação no mercado de trabalho é fundamental nos dias de hoje, mas para se tornar o destaque no meio de tantos profissionais é necessário algo a mais, como uma especialização na área que mais se identifica.

Para profissionais formados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Educação Física, Musicoterapia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Letras e demais licenciaturas, uma ótima escolha é a Psicopedagogia.

Sobre a Psicopedagogia

A Psicopedagogia tem o objetivo de integrar diversas áreas do conhecimento para uma análise aprofundada da aprendizagem humana como um processo evolutivo e dinâmico. Essa abordagem promove a interdisciplinaridade é cada vez mais essenciais no dia a dia.

Considerando a aprendizagem como um processo que envolve toda a vida do indivíduo e que acontece na constante interação desde o meio social e cultural onde vive, se faz necessário preparar profissionais que tenham uma visão ampla deste processo diante de obstáculos normais ou patológicos que podem interferir neste desenvolvimento. Assim, os profissionais da área da Psicopedagogia procuram sempre garantir o lugar de todos nas Escolas ou em outros ambientes.

O mercado de trabalho para esse profissional vem crescendo, visto que, o psicopedagogo pode atuar em diversos lugares como, clínicas, escolas, hospitais, empresas, ongs etc. De acordo com o site, Educa Mais Brasil as principais áreas nesses espaços são: na área educacional (orientação de pais e professores), institucional (aprendizagem em contextos institucionais) e clínica (diagnóstico e a intervenção em dificuldades de aprendizagem específicas). Além disso, os profissionais são acionados, no meio acadêmico, para pensar em estratégias para diminuir, prevenir e melhorar a forma de compreensão ou aprendizado dos estudantes. Já no meio corporativo, seria para melhorar a capacidade de aprendizado dos profissionais.

Curso na PUCPR

A aplicação da Psicopedagogia é multidisciplinar, bem como sua aprendizagem. Na PUCPR, esse processo é evolutivo e dinâmico, pois ter a articulação entre teoria e prática, ensino e pesquisa. Vários campos do saber são integrados para desenvolver o conhecimento aprofundado sobre a aprendizagem do ser humano. Além disso, o curso já foi ofertado outras vezes na Universidade e é referência nacional, demonstram a qualidade de seus professores, que se destacam pelo compromisso, e a efetiva aplicação de metodologias.

O curso inicia com disciplinas que fundamentam o trabalho psicopedagógico e a partir do segundo momento, a especificidade acontece principalmente com a avaliação e o tratamento de um caso específico de aprendizagem, na clínica e na instituição por meio dos estágios.

Nessa especialização, as aulas ocorrem semanalmente no formato online ao vivo.

Profissional formado pela PUCPR

Ao considerar a aprendizagem como um processo que envolve toda a vida do indivíduo e que ocorre na sua constante interação com o meio social e cultural onde vive, existe a necessidade de formar profissionais com uma ampla visão deste processo, de modo a enfrentarem obstáculos que venham a interferir neste desenvolvimento.

A especialização em Psicopedagogia capacita profissionais para que tenham uma visão ampla deste processo e possam facilitá-lo, intervindo adequadamente em instituições e/ou clínicas. Além disso, o estudante irá compreender teorias relacionadas às áreas do conhecimento envolvidas no processo de aprendizagem, um conteúdo básico indispensável ao trabalho psicopedagógico. Também irá analisar metodologias que possibilitam o reconhecimento, entendimento e prevenção de problemas no desenvolvimento do processo de aprender e desenvolverá atitudes profissionais e uma consciência crítica desejáveis à natureza dos trabalhos realizados no campo da Psicopedagogia.

Se interessou pela especialização e quer saber mais sobre? Basta clicar no link abaixo:

Conheça as professoras e muito mais sobre a Psicopedagogia

Outras especializações da EEH

Além deste curso, a Escola oferta mais onze programas de especialização. Confira cinco outras especializações na área de Educação e Humanidades:

– História do Oriente

– Matemática na Educação Básica