Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Guia de Profissões

Educação em Alta 

Aumento das bolsas de programas como PIBID e PRP ampliam as oportunidades para quem tem o sonho de se tornar professor(a) e/ou pesquisador(a) 

No dia 16/2 (quinta-feira), o governo federal anunciou o aumento de 75% nos valores das bolsas que são destinadas à formação de professores da Educação Básica e à iniciação à docência (exemplo: PIBID E PRP). Esse aumento começará no mês de março. 

Para os Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (PRP), o valor sairá de R$ 400,00 para R$ 700,00, beneficiando mais de 91 mil bolsistas. Além da PRP e do PIBID, outras bolsas dos Programas de Formação de Professores também terão um reajuste de 40%. De acordo com a notícia publicada no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), “as bolsas contribuem para a permanência dos estudantes e permitem o custeio das despesas com o deslocamento até as escolas da rede pública de educação básica, onde realizam as suas atividades”.  

Para o professor Reginaldo Rodrigues, coordenador do PRP da PUCPR, ambos os programas são importantes pois “possibilitam que estudantes/futuros(as) professores(as) vivenciem situações reais de ensino e de aprendizagem nas escolas, colocando o(a) futuro(a) profissional diante de situações reais que exigem estudo, pesquisa e ação docente para a solução de problemas”.  A professora Daniele Saheb, coordenadora do curso de Pedagogia da PUCPR, lembra que “as bolsas são importantes para que os(as) estudantes, durante a trajetória acadêmica, sejam incentivados(as) financeiramente enquanto conhecem e fazem parte da realidade escolar”.

Além disso, bolsas de programas de formação profissional ou de incentivo à pesquisa permitem que estudantes custeiem parte de sua formação, enquanto aumentam sua bagagem para o início da carreira profissional. 

Você sabia que esses dois Programas estão presentes na PUCPR?  

O PIBID começou na Universidade em 2014, ano de sua criação, e de lá para cá foram explorados três eixos temáticos: Perspectivas dos direitos humanos e diversidades (2014-2017), Tecnologia e meio-ambiente com metodologias ativas (2018-2020) e Avanços tecnológicos e a inovação do processo do ensino-aprendizagem (2020-2022).  

Foto 01: Encontro Nacional das Licenciaturas em 2016 – ENALIC

Já o PRP em 2018 com o eixo: A Formação do Pesquisador(a)/professor(a) (2018-2020) e (2020-2022). Vale lembrar que o Programa tem como princípio formativo a Pesquisa na Formação do Professor da Educação Básica.

Foto 02: Prática de docência de estudantes em escolas campos do PRP 

Quer saber mais sobre esses dois programas dentro da Pontifícia Universidade Católica do Paraná? Basta acessar os links abaixo. 

Conheça também os cursos de Licenciatura e Bacharelados da Escola de Educação e Humanidades! E caso queira saber mais informações sobre o aumento das bolsas ou o motivo do reajuste, é só acessar o CAPES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *