Programas de Formação de Professores PIBID e RP

Pibid

O PIBID é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de Licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino. Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa. Fonte: CAPES

Objetivos do Programa:

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • Contribuir para a valorização do magistério;
  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

    Fonte: CAPES

Como participar?

São requisitos para participação como discente de iniciação à docência:

I.Estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da IES, na área do subprojeto;

II.Ter concluído no máximo 60% da carga horária regimental do curso de licenciatura ao ingressar no programa;

III.Ser aprovado em processo seletivo realizado pela IES;

IV.Possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas da IES; e

V.Dedicar-se às atividades do PIBID, observando a carga horária mínima de trinta horas mensais.

Fonte: Portaria 83/2022 CAPES.

Histórico e atividades desenvolvidas

Desde o seu lançamento, a PUCPR participou de todas as edições do Programa de Iniciação à Docência em que foram explorados três eixos temáticos: