Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Vida na Universidade

Simpósio Marista 2023

Fontes & Mananciais foi o tema central do evento.

Entre os dias 4 e 8 de dezembro de 2023, na casa geral dos Irmãos Maristas em Roma, aconteceu o Fontes & Mananciais, Simpósio Marista. De acordo com o site Maristas de Champagnat, é um congresso acadêmico sobre os diferentes temas do patrimônio espiritual e histórico marista, como espiritualidade, educação, formação, liderança, ou seja, sobre a missão e a vida maristas. O evento é organizado pela Comissão Internacional do Patrimônio Espiritual Marista do Instituto, com o apoio do Irmão Superior Geral e seu Conselho, assim promovendo a riqueza histórica, espiritual e carismática do Instituto Marista.

No ano passado, a PUCPR contou com a presença do pró-reitor de missão, identidade e extensão, professor Fabiano Incerti, e da tradutora do Departamento de Traduções do PUCPR Idiomas, Juliana Vermelho Martins.

Venha conferir como foram os três primeiros dias do Simpósio Marista 2023 com a professora Juliana: “Todos os dias temos quatro sessões de palestras e uma missa no final do dia. Em cada dia a missa é celebrada em uma das línguas oficiais do Instituto e, no dia 06 de dezembro, foi a vez do português.

Capela onde aconteceram as missas

Os palestrantes, irmãos e leigos, são sempre pessoas que estudam, de maneira acadêmica, algum tema ligado ao patrimônio ou à espiritualidade marista. As palestras são proferidas nas línguas nativas dos palestrantes e traduzidas simultaneamente pelos próprios irmãos.

No dia 05 de dezembro aconteceu a palestra de Angelo Ricordi, que trabalha no Memorial Marista, e palestrou sobre a espiritualidade do coração. No dia 06, aconteceu uma apresentação sobre o Irmão Francisco, realizada por Fabiano Incerti, nosso pró-reitor. Já no dia 07 de dezembro tivemos a palestra sobre maneiras de apresentar o patrimônio histórico e espiritual marista, ministrada por Dyogenes Philippsen Araújo, diretor do Memorial Marista.

Todas essas apresentações me encheram de orgulho, afinal, são brasileiros (todos da nossa província – Brasil Centro Sul), em um evento mundial. Além dessas palestras, aconteceu uma apresentação que me deixou especialmente tocada, a do irmão John Klein, que contou como foi a chegada na instalação dos irmãos Maristas nos Estados Unidos.

Apesar da programação intensa, tivemos momentos de intervalos onde pudemos conversar e interagir com os demais participantes do Seminário. Na minha visão, esse momento é muito interessante e bonito, dada a riqueza da troca cultural.”

Além de todos esses momentos relatado pela professora Juliana, ela contou também que visitou os arquivos gerais dos Maristas e que pôde consultar e manusear os cadernos e as cartas dos irmãos Francisco Rivat, primeiro superior geral do Instituto, e também de Jean Baptiste Furet, autor da primeira biografia de Champagnat.

Departamento de Tradução

A PUCPR conta com o PUCPR Idiomas, uma escola que oferece ao público interno e externo o ensino de 8 idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Grego, Inglês, Italiano, Japonês e Libras.

Além disso, oferta o serviço de tradução com profissionais preparadas para atuarem diretamente com os idiomas português, inglês, francês e espanhol. Os serviços de tradução contemplam:

– Revisão e estruturação de trabalhos.

– Tradução de textos.

– Tradução simultânea e consecutiva.

Precisa de algum serviço de tradução? Você pode entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Vale reforçar que o serviço de tradução também é aberto ao público interno e externo.