Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Curiosidades

Três inspirações da História por trás de Game of Thrones

Com o lançamento da série House Of The Dragon uma das séries mais assistidas voltou a ser lembrada nesses últimos tempos. Caso goste de séries que falem sobre guerras, dragões e estratégias, esse conteúdo é para você! 

Já se imaginou conquistando um trono de ferro ou governando os sete reinos? É sobre isso que se trata a série Game of Thrones, inspirada nos livros do George R. R. Martin.  

Durante todo o tempo que a série ficou em alta, houveram dúvidas do que foi inspirado na realidade e do que foi fictício. Por isso, vamos trazer três curiosidades que a doutora em história medieval e professora do curso de História da PUCPR, Adriana Mocelim, contou no quadro a PUC É POP. Confira:  

1. A guerra entre os Stark e Lannister  

Essa rivalidade entre as duas famílias que queriam o trono de ferro foi baseada na Guerra das Rosas, um conflito que aconteceu entre os anos de 1455 e 1485, envolvendo as famílias Lancaster e York que, assim como na ficção, disputavam o trono para governar, na vida real, a Grã-Bretanha.

2. O inverno está chegando

Para quem acompanhou as oito temporadas da série, escutou muito o “inverno está chegando”. Mas afinal, o que essa frase tem a ver com a História?  

Na Mitologia Nórdica, segundo escritos, existiu um período rigoroso de três invernos consecutivos em que a neve caiu incessantemente. Ainda de acordo com essas escrituras, nessa época teriam ocorrido diversas erupções vulcânicas que liberaram grandes quantidades de gases e fumaça, o que dificultou a incidência de raios solares sobre a terra. Para os Nórdicos, esse inverno rigoroso anteciparia o Ragnarok, que seria o fim do universo. 

3. O grande Casamento Vermelho  

Esse episódio foi marcante para todos que assistiram! O próprio autor, George R. R. Martin, disse que é “horrível e incomoda as pessoas”, em uma entrevista ao The Independent. Ele complementou dizendo: “foi um capítulo tão doloroso para escrever, perdendo alguns personagens que eu conhecia e amava”. 

Esse fatídico casamento se assemelha a dois eventos reais ocorridos na Escócia. O primeiro foi o Jantar Negro (1440) realizado por meio de um convite que os assessores do rei James II fizeram ao conde Douglas para que fosse jantar e dormir na casa do Rei. O conde era membro de um clã poderoso da aristocracia e era considerado um risco ao reinado. Durante o jantar foi servida a cabeça de um touro negro, que na época significava morte. Mais tarde, na mesma noite, o jovem conde foi assassinado.  

A segunda ação foi o Massacre de Glencoe (1692), no qual ocorreu a morte de mais de 30 pessoas. A motivação também envolveu a disputa por poder, pois o clã que foi assassinado não jurou fidelidade ao Rei William III, que havia assumido o trono.   

Essas foram três das seis curiosidades que a professora Adriana Mocelim comentou no vídeo. Você sabia dessas inspirações de George R. R. Martin? Quer conhecer as outras? É só acessar a página do Youtube da PUCPR e se surpreender. 

Gosta de História Medieval ou de outros períodos? Conheça mais sobre os cursos de Licenciatura e Bacharelado em História da PUCPR!

Confira outra matéria do blog da Escola de Educação e Humanidades que foi inspirado no quadro do PUC É POP. 

Fontes: https://revistagalileu.globo.com/blogs/estante-galileu/noticia/2016/04/9-vezes-em-que-humanidade-foi-tao-assustadora-quanto-game-thrones.html 
https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2019/10/guerra-das-rosas-entenda-o-conflito-que-inspirou-game-thrones.html
https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/239535-game-of-thrones-casamento-vermelho-doloroso-escrever.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *