Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Vida na Universidade

7 possibilidades de disciplinas em outros idiomas

Experimente ir além com o programa Global Classes na EEH

Que a PUCPR tem toda uma estrutura e ligações internacionais não é novidade para quem estuda ou já estudou na Universidade. Mas você sabia que a PUCPR vem sendo pioneira em ofertas de disciplinas em outros idiomas? Neste post, vamos te contar tudo sobre esse programa.

Em 2020, a PUCPR deu um importante passo para a internacionalização com o Global Classes, que tem o objetivo de ofertar disciplinas em outros idiomas e em 3 diferentes níveis linguísticos. O nível 1 comporta aulas e avaliações em português; o nível 2 alterna aulas e avaliações em português e no idioma de escolha; no nível 3, as aulas e as avaliações encontram-se totalmente no idioma escolhido. Em todos os níveis, o material didático adotado é escrito no idioma internacional.

Quando o estudante ingressa em alguma disciplina ofertada pelo Global Classes, terá diversas vantagens, como:

• Maior familiaridade na sua área do conhecimento com linguagem técnica em outros idiomas.
  • Contato com estudantes internacionais em um ambiente e contexto de sala de aula, sem a necessidade da mobilidade internacional.
  • Possibilidade de acolher estudantes internacionais à nossa cultura brasileira, interagindo com estudantes locais.
  • Oportunidade de contribuir na realização de pesquisas e publicações no âmbito internacional.

O Global Classes permite que todos os estudantes possam ter uma imersão com culturas internacionais, sem sair do Brasil. Além disso, o programa capacita os estudantes para “enfrentarem” obstáculos não só do cotidiano, mas também do uso da linguagem técnica em outro idioma.

Disciplinas do Global Classes na EEH

A Escola de Educação e Humanidades oferta 7 disciplinas no programa do Global Classes, para graduação, 6 são de nível 3 e 1 de nível 1, sendo todas ministradas em inglês. Confira o funcionamento de 2 das disciplinas existentes:

Literature of English Speaking Countries II (Literatura dos Países de Língua Inglesa II): a disciplina é ofertada aos estudantes do 7º período do curso de Letras | Português – Inglês. O foco é a produção literária ficcional, lírica e dramática dos Estados Unidos da América, do século XIX à atualidade, bem como os conceitos estéticos que os sustentam. Os estudantes aprendem a estabelecer analogias temáticas e composicionais para reconhecer pontos de vista estéticos, interpretando criticamente obras de grandes autores.

English Language in Daily Genres (Língua Inglesa em Gêneros Diários): A disciplina aborda gêneros orais e escritos do cotidiano e da imprensa em inglês como língua internacional. Nela, os estudantes interagem nas principais práticas sociais de recepção e produção de gêneros do cotidiano.

Para conhecer todas as disciplinas do Global Classes na EEH, clique aqui.

Ficou interessado(a) em cursar disciplinas desse programa?

A partir de hoje, o Blog da EEH  postará, mensalmente, um conteúdo sobre internacionalização.

Vamos além com a PUCPR?