Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Filosofando com Mulheres – Edição Especial Novembro Negro

Novembro é um mês que celebramos a consciência negra e honramos a profunda herança afro-brasileira que influenciou nossa cultura de maneira significativa. É um mês de reflexão e de luta, um momento de reconhecimento das contribuições históricas, culturais e sociais da população negra.

Katiúscia Ribeiro
Foto: Currículo Lattes

Para enriquecer ainda mais esta celebração e para nos conectar com nossas raízes, convidamos você para o Filosofando com Mulheres – Edição Especial Novembro Negro. Nesta edição, teremos a honra de receber a Professora Dra. Katiúscia Ribeiro, juntamente com a Doutoranda em Filosofia da PUCPR, Janaína Souza de Queiroz.

Katiúscia Ribeiro, nascida e criada em um Quilombo no Rio Grande do Sul, é Doutora em Filosofia Africana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela possui o título de pioneira, sendo a primeira a escrever uma monografia sobre Filosofia Africana, um feito notável que demonstra seu compromisso com o estudo e a promoção dessa importante área do conhecimento. Além disso, Katiúscia Ribeiro apresenta o programa ‘O Futuro é Ancestral’ no canal GNT e é Coordenadora Geral do Laboratório de Africologia e Estudos Ameríndios Geru Maã da UFRJ.

Janaína Souza

Janaína Souza, por sua vez, é licenciada em Filosofia pela PUCPR, bacharela em Música Popular pela FAP/Unespar, mestra em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR e atualmente é doutoranda em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação (PPGF) da PUCPR. Sua trajetória acadêmica e seu envolvimento em diversas áreas demonstram sua pluralidade de ideias.

Neste momento de troca e aprendizado, as palestrantes compartilharão seus conhecimentos sobre Filosofia Africana, Ancestralidade e Samba, enriquecendo nossa compreensão desses temas tão importantes.

Convidamos você a se juntar a nós nesta celebração e na reflexão sobre nossa ancestralidade e cultura. Participe deste evento especial e contribua para um Novembro Negro repleto de aprendizado, respeito e celebração da herança afro-brasileira que enriquece nossa sociedade.

Serviço:

Data: 30 de outubro de 2023

Horário: 19h

Local: Auditório Imersivo (Centro de Realidade Estendida – Bloco Amarelo) | PUCPR

Inscrições: pucpr.app/filosofando_com_mulheres_edicao_especial

Por: Ana Paula Martins de Souza

III Novembro Negro da PUCPR

O III Novembro Negro da PUCPR, acontecerá nos dias 20 e 23 de novembro, e irá comemora e refletir sobre os 20 anos da Lei 10.639/03, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras. Esta lei é um marco importante na promoção da diversidade étnico-racial e da igualdade no Brasil. O evento tem como objetivo central destacar a importância intelectual e cultural das personalidades negras, trazendo protagonismo e visibilidade para suas produções acadêmicas.

O evento busca promover um encontro que aborde a igualdade e a diferença, fomentando o diálogo e a conscientização sobre questões raciais no Brasil e em nível internacional.

Além de toda a programação, que contará com mesas redondas e conferências (para conferir clique aqui), o evento também terá submissões de trabalhos nas áreas temáticas:

– Direitos Humanos e Políticas Públicas para a População em Situação de Rua.
– Educação das Relações Étnico-Raciais.
– Pensamento ameríndio: encontros entre perspectivismo e rizoma.
– Relações étnico-raciais no Brasil e pensamento decolonial.
– Violência, Direitos Humanos e resolução de conflitos nas escolas.

Caso tenha se interessado por algum eixo, o prazo para submissão é até dia 12 de novembro.