Escola de Educação e Humanidades | PUCPR

Curiosidades

Fato ou Fake? Agora é a vez das Humanidades

Você é uma pessoa que usa a calculadora do celular para fazer uma conta simples? Se apavorava ou ainda se apavora, nas aulas de matemática, física e química?

Se sim, você provavelmente é de Humanas! E não se preocupe, você não está sozinho(a)!

As Ciências Humanas estudam o ser humano e suas relações sociais, incluindo os processos educacionais. Entender como é que nos relacionamos com os outros, observando aspectos históricos, antropológicos, filosóficos e sociais é essencial para o desenvolvimento da nossa sociedade. E, por esta razão, conversamos com professores dos cursos de Letras Português – Inglês, História, Serviço Social, Pedagogia, Filosofia e Ciências Sociais, dá Escola de Educação e Humanidades da PUCPR para nos trazerem algumas curiosidades sobre as áreas e entender o que é fato e fake em cada uma delas! Descubra:

1. Letras

No Brasil há apenas uma língua oficial que é o Português? Fato ou Fake?

Fato! Embora a Libras tenha sido reconhecida como língua oficial, pela Lei nº 10.436, isso não quer dizer que seja a “segunda língua oficial do Brasil”. Esse reconhecimento é muito importante, pois permite que essa língua seja utilizada em momentos oficiais e garante à comunidade surda maior inclusão. Mas, na Constituição brasileira, a única língua mencionada como língua oficial é o português.

Ler bastante faz com que a pessoa escreva bem todos os tipos de texto? Fato ou Fake?

Fake! Ler bastante pode ajudar a escrever melhor, afinal, por meio da leitura ampliamos nosso conhecimento de mundo e isso pode se refletir na escrita. Porém, embora a leitura e a escrita sejam processos complementares, exigem habilidades complexas e diferentes.

2. Pedagogia

Quem cursa Pedagogia só poderá trabalhar como professor nas escolas? Fato ou Fake?

Fake! O mercado de trabalho para a Pedagogia é muito amplo e vai além das escolas de Educação Básica. Os profissionais têm uma gama de áreas de atuação, assim como os exemplos:

– Consultorias e assessorias;
– ONGs;
– Órgãos públicos ligados à educação;
– Escolas de idiomas;
– Bibliotecas e Editoras de livros didáticos;
– Empresas produtoras de cursos à distância e treinamentos;
– Em hospitais;
– Brinquedotecas e espaços recreativos.

Durante a graduação na PUCPR o estudante poderá participar de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e investir na sua formação como pesquisador, podendo cursar mestrado e doutorado.

O estudante do curso pode realizar o estágio remunerado logo no primeiro semestre? Fato ou Fake?

Fato! O estudante pode ingressar no estágio desde o primeiro período de curso. Na PUCPR existe uma grande procura por parte de escolas por estagiários remunerados.  

3. História

Historiadores(as) estudam somente o que já passou? Fato ou Fake?

Fato! A História é uma ciência que abrange o passado. Existe a vertente de trabalhar com a História do tempo presente, mas é só referente ao tempo atual e nada que envolva o futuro. Ainda assim, isso não impede o/a historiador/a de deduzir possibilidades sobre o futuro, a partir do cenário atual.

O romance histórico é uma linha das Escolas Historiográficas? Fato ou Fake?

Fake! A Historiografia é a ciência que estuda a História e o romance histórico é um gênero literário e fictício. Podendo usar fatos e personagens históricos para criar cenários, mas não é uma das correntes da historiografia.

Conheça mais sobre o Curso de História:

4. Filosofia

A frase “Os fins justificam os meios” é de Maquiavel? Fato ou Fake?

Fake! Uma das frases mais famosas da Filosofia é equivocamente atribuída a Nicolau Maquiavel. Essa expressão é do poeta romano Ovídio, em sua obra Heroides. Embora não seja o autor da frase, em seu livro O Príncipe, Maquiavel escreve sobre as dinâmicas de poder e propõe princípios semelhantes ao dito do poeta romano. Enraizado em um pensamento pragmático, Maquiavel refletiu que no contexto político certas condutas, algumas vezes consideradas impróprias ou injustas, são necessárias para alcançar um determinado objetivo.  

Quem faz filosofia é ateu? Fato ou Fake?

Fake! O processo de conhecimento que o filosofo prática é fundamentado na razão, diferente da fé que parte da revelação divina. A razão seria a base da compreensão filosófica, assim é possível considerar o conhecimento seguro aquele que a razão, diante dos limites, pode alcançar. Isso não significa dizer que a filosofia nega as outras formas de conhecer, ela tem um modo diferente de olhar para a realidade de forma crítica, mas também solidária a outras formas de conhecer, como por exemplo a religião, ciente de que a capacidade humana é limitada.

Existem filósofos que tentam trabalhar parar unificar a fé e a razão, como São Tomás de Aquino; Outros, mesmo sendo católicos fervorosos, seguiam uma linha filosófica ceticista, como Michel de Montaigne; Já Descartes, concebeu a ideia de Deus, não como fé, mas como prova da capacidade humana, pela razão, de chegar até ele.

O ser humano carrega em seu coração convicções ao mesmo tempo que busca compreender o mistério, que pode ser preenchido com o nome de Deus.

Conheça mais sobre o Curso de Filosofia:

5. Serviço Social

Serviço Social é sinônimo de Assistência Social? Fato ou Fake?

Fake! Essa confusão pode ocorrer pela proximidade entre os nomes “Política Pública de Assistência Social” e “Assistente Social”, que é o nome do/a profissional graduado/a no curso. A Assistência Social é uma das três políticas públicas que compõe a Seguridade Social no Brasil, desde a Constituição de 1988.

O/A Assistente Social atua em todas as políticas sociais, como saúde, educação, meio ambiente, habitação, políticas de defesa de direitos de crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, populações indígenas, discriminações de gênero, raça/etnia, etc. Dessa forma, não atuam somente na política de Assistência Social.

O Serviço Social surgiu com a industrialização no Brasil? Fato ou Fake?

Fato! O Serviço Social emergiu quando o país estava passando pelo processo de industrialização, em que surgiram as primeiras ações de políticas sociais públicas e privadas. Essas políticas exigiam que o Estado atendesse às demandas da classe trabalhadora, que foi atraída para os centros urbanos, para trabalhar nas indústrias, comércios e nos setores de serviços que davam suporte à atividade industrial.

Com isso, evidenciou-se a necessidade de profissionais especializados para atuar com as políticas sociais, nas empresas e em outros serviços sociais para realizar o atendimento da população que se acumulava nas cidades, na maioria das vezes sem acesso ao mínimo de condições de saúde, educação, habitação, entre outros.

No início da profissão a sociedade relacionava o Serviço Social à caridade e ao assistencialismo, pois a formação atraía mulheres jovens, de camadas mais ricas ligadas à Igreja Católica, que desejavam aprender a “fazer o bem” as pessoas. Durante os anos o perfil desses/as profissionais mudou de forma radical.

6. Ciências Sociais

Ciências Sociais é composto por somente 2 áreas de conhecimento, sendo elas:  Ciência Política e Antropologia? Fato ou Fake?

Fake! As Ciências Sociais são compostas pelas seguintes áreas de conhecimento: Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas.

Cientista Social pode atuar em ONGs, Movimentos Sociais e Partidos Políticos com planejamento, consultoria, formação e assessoria junto à empresas públicas e privadas? Fato ou Fake?

Fato! Faz parte do perfil profissional de quem atua em Ciências Sociais o planejamento, a consultoria, a formação e a assessoria junto com as empresas públicas e privadas, organizações não governamentais e governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e outras atividades parecidas.

Conheça mais sobre o Curso de Ciências Sociais:

Se encantou pelas Humanidades? Quer cursar algum dos cursos abordados aqui na PUCPR? Corra que ainda dá tempo! Você pode ingressar pelo Vestibular Agendado ou utilizando a sua nota do ENEM. Caso as humanidades não sejam sua área de interesse, leia o Fato ou Fake de Exatas e conheça os cursos Física, Matemática e Química!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *