Realidade Estendida | PUCPR

Educação

Evento na PUCPR discute tecnologia imersiva e aprendizagem experiencial para o futuro da educação superior

Quarta edição do Devising 21st Century Higher Education trouxe para debate temas importantes para o futuro da educação superior 

A aprendizagem experiencial mediada ou não por realidade estendida já é uma realidade nas discussões sobre o processo de ensino de estudantes. É por isso que o Devising 21st Century Higher Education, evento realizado pelo Creare da PUCPR, propôs em sua quarta edição reflexões a respeito do encontro de tecnologias imersivas, aprendizagem experiencial, e dos contextos e práticas docentes para o futuro do Ensino Superior.  

Em meio a tantas telas ao alcance das mãos e a internet, manter a atenção de estudantes é um dos desafios dos docentes. Com um público formado por professores da PUCPR e docentes de outras instituições, o Devising uniu diferentes estratégias de ensino com experiências tecnológicas e imersivas.  

Com o tema “Embracing new realities” – Abraçando novas realidades, o evento abordou a aprendizagem experiencial com e sem o uso de tecnologias de realidade estendida. Também foram exploradas práticas inovadoras nas quais os estudantes aprendem fazendo e refletindo sobre suas experiências.  

Durante o evento presencial, no Centro de Realidade Estendida da PUCPR, os participantes puderam conhecer de perto as tecnologias disponíveis no Centro de Realidade Estendida da PUCPR, como as experiências da Entomologia, feita com insetos “esticados”, Health Pro Game, que simula um ambiente de academia, e Instrumentação Elétrica, que busca capacitar estudantes para calibração e operação de equipamentos.  

Entre os temas centrais para os debates e reflexões durante a quarta edição do Devising, estavam a aprendizagem imersiva no ensino superior; Acessibilidade e compartilhamento de experiências (XR); Possibilidades do Metaverso na educação; Possibilidades do Metaverso na educação; Metaverso na educação: recursos e funcionalidades; Metaverso na educação: recursos e funcionalidades, e a implementação da aprendizagem experiencial na sala de aula. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *